Dormir menos pode desencadear dias estressantes, diz pesquisa

Diretriz recomenda pelo menos sete horas de sono por noite

[Dormir menos pode desencadear dias estressantes, diz pesquisa ]

FOTO: Reprodução

Uma pesquisa realizada pela Universidade de British Columbia e Pensilvânia State University indicou que dormir menos pode desencadear uma reação emocional forte ligada a eventos de estresse. “Especificamente, as noites de sono mais curto do que o normal mostraram diminuições mais pronunciadas no efeito positivo em resposta a estressores diários, bem como aumentos menores no efeito positivo em resposta a eventos positivos diários”, diz o levantamento.  

A pesquisa contou com a participação de quase 2 mil adultos americanos entre 33 e 84 anos, que foram entrevistados por oito dias seguidos para responderem sobre a duração de sono, estressores diários, número de eventos positivos durante o dia e como isso os afetou. 

No total, os entrevistados relataram que tiveram um dia menos estressantes sempre que tinha a oportunidade de dormir mais. “Quando as pessoas experimentam algo positivo, como receber um abraço ou passar um tempo na natureza, elas normalmente se sentem mais felizes naquele dia”, disse Nancy Sin, professora assistente no departamento de psicologia da UBC, sobre as descobertas do estudo. “Mas descobrimos que quando uma pessoa dorme menos do que o normal, ela não tem tanto impulso nas emoções positivas de seus eventos positivos.”

O levantamento ainda mostrou que a atual "diretriz recomendada para uma boa noite de sono é de pelo menos sete horas" e que um em cada três adultos não atende a esse requisito de saúde. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!