Dr. Marcio P. Leandro toma posse como presidente da SBOT -BA (gestão 2022)

Aos detalhes...

[Dr. Marcio P. Leandro toma posse como presidente da SBOT -BA (gestão 2022)]

Na noite da última quarta-feira, foi realizada, a solenidade de posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Bahia (SBOT-BA). O evento ocorreu no Auditório Altamirando Santana, na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), em Ondina. Na ocasião, foi empossado o presidente Dr. Márcio Passos Leandro, que estará à frente da entidade em 2022, além da nova diretoria.

A cerimônia, que contou com a presença de importantes representantes das entidades médicas da Bahia, teve início com a formação da mesa solene, que incluiu, além do presidente empossado, o presidente que o antecedeu na SBOT-BA, Dr. Luís Alfredo Gomez Vieira, além de Dr. Otávio Marambaia dos Santos e  Dra. Ana Rita de Luna, que estão, respectivamente, à frente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e do Sindicato dos Médicos do Estado (Sindimed-BA). Em seguida, todos entoaram o Hino Nacional.

Dr. Otávio Marambaia ressaltou que a palavra da entidade é sempre de incentivo a todos os colegas para a prática ética da Medicina. “Precisamos, cada vez mais, nos unir em torno das entidades representativas, pois o ataque à medicina é uma situação muito grave”, afirmou.

Ele destacou que o Cremeb criou, antes da pandemia, a Comissão de Defesa das Prerrogativas do Médico, que possibilita a qualquer médico, a possibilidade de denunciar quaisquer medidas ou imposições que o impeçam de exercer a medicina com ética, independência e dignidade, sendo-lhe garantido o anonimato se assim o quiser, após firmar a denúncia. Ele também cumprimentou e parabenizou o presidente empossado e toda a diretoria e conclamou todos os ortopedistas a participarem ativamente da SBOT Bahia.

Em seguida, Dra. Ana Rita de Luna elogiou o brilhantismo de Dr. Marcio Passos Leandro na área de ortopedia e se colocou à disposição, juntamente com o Cremeb e a ABM, para qualquer apoio que a SBOT-BA necessite, na defesa profissional e na atualização médica.

Dando continuidade à solenidade, o ex-presidente Dr. Luís Alfredo Gomez Vieira (que assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo  - SBCOC) apresentou um balanço da sua gestão durante o ano de 2021. Destacou uma série de eventos científicos on-line realizados durante o ano e a campanha de arrecadação de doações entregues ao Lar São Francisco de Paula. O ex-presidente citou ainda o livro “Patologias Ortopédicas do Membro Superior”, que está sendo elaborado juntamente com Dr. Alex Guedes, e cujo lançamento está previsto para 2022.

Por sua vez, o presidente empossado Dr. Marcio Leandro elogiou a gestão de Dr. Luís Alfredo, e entregou uma placa em homenagem ao seu brilhante trabalho à frente da SBOT-BA. Lembrou que existe um estatuto da entidade, que preza pela promoção do ensino e da educação continuada, pela defesa dos direitos e qualidade de trabalho dos ortopedistas.

Ele também destacou que vai priorizar alguns assuntos em sua gestão, como o devido reconhecimento do preceptor médico. "Ele não é reconhecido na legislação e não é remunerado em seu trabalho", frisou. Outra prioridade será a defesa do projeto "placa bloqueada", que não é cadastrada na tabela SUS -sigtap (tabela nacional).

Em seguida, a solenidade foi encerrada. Estiveram presentes ainda a diretora do Hospital Ernesto Simões, Dra. Cristiana Franco, e dra. Elva Cristina Passos Leandro, mãe do presidente empossado e médica ginecologista e obstetra atuante em diversos hospitais de Salvador.

A SBOT-BA deseja uma excelente gestão para Dr. Marcio Leandro e toda a diretoria! E faz um agradecimento especial ao mestre de cerimônia, o presidente da Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia (LAOT/UFBA), Lucas Figueredo.                        


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!