Unidades de saúde em Salvador irão estender o horário de funcionamento

A mudança será de forma gradativa, mas objetivo é que se estenda para todos os distritos sanitários da cidade

[Unidades de saúde em Salvador irão estender o horário de funcionamento ]

FOTO: Reprodução

Após determinação  do Ministério da Saúde nesta quinta-feira (15), serão ampliados os horários de funcionamento das 17h para 22h, dos Postos de Saúde de Salvador. Inicialmente, apenas dois postos - que ainda serão definidos - passarão a estender a carga horária, e de acordo com as informações da assessoria da Secretaria de Saúde do Estado da Saúde (Sesab), a mudança será de forma gradativa, “O objetivo é que se estenda para todos os distritos sanitários da cidade, que é dividido pela Secretaria Municipal de Saúde em 12 bairros” informou.

Ainda segundo a assessoria, na segunda-feira (19) haverá uma reunião entre a diretoria da Atenção Básica (área responsável pelos Postos de Saúde), gerentes e coordenadores dos postos, e a partir desta data será definido o plano estratégico para viabilizar a abertura das unidades, sobretudo, delimitando a quantidade de profissionais, equipes e funcionamento.

A portaria que autoriza as prefeituras de todo o país a firmarem convênio com o Ministério da Saúde para que as unidades básicas funcionem até às 22 horas foi apresentada nesta quinta aos deputados do PSD, durante reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Segundo o deputado federal Marco Bertaiolli, vice-líder da bancada, os últimos ajustes foram definidos durante o encontro e vai possibilitar uma reorganização no sistema de atendimento em todo o país.

O Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, já conta com a adesão de 546 Unidades de Saúde da Família (USF) que passaram a ampliar o horário de atendimento à população de 92 municípios. Ao todo, as unidades habilitadas possuem 1.975 equipes de saúde, representando uma cobertura de mais de 6,8 milhões de pessoas. No total, para as 546 unidades já habilitadas pela pasta, o Governo Federal irá repassar cerca de R$ 96 milhões a mais em custeio já neste ano e, aproximadamente, R$ 200 milhões em 2020. A lista com as 246 novas habilitações pode ser conferida na portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Inscrições

O Ministério da Saúde já recebeu mais de 920 solicitações de adesão ao programa, em 24 estados. Os secretários de saúde precisam cadastrar as unidades que desejam incluir no programa por meio do sistema E-Gestor AB – uma plataforma web de gestão das ações e informações relacionadas à Atenção Primária, já utilizada pelas secretarias municipais e estaduais de saúde.


Comentários