Eclipse solar total não será visto no céu brasileiro, mas haverá transmissões; confira

Fenômeno será visível apenas para os Estados Unidos, México e Canadá

[Eclipse solar total não será visto no céu brasileiro, mas haverá transmissões; confira ]

FOTO: Divulgação/Nasa

O mundo se prepara para o eclipse solar total que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 8 de abril, mas desta vez o fenômeno será visível apenas nos Estados Unidos, México e Canadá.

Para aqueles no Brasil, a visualização do evento nos céus não será possível, no entanto, a NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) e o Observatório Nacional estão organizando transmissões para que o mundo todo possa acompanhar.

O fenômeno terá início às 16h (horário de Brasília) na costa do México e terminará às 17h (horário de Brasília) na costa atlântica do Canadá. O eclipse total terá sua duração máxima de 4 minutos e 28 segundos em uma área do território mexicano.

Para assistir no Brasil, a NASA oferecerá uma transmissão principal com visões de diferentes ângulos e comentários de especialistas em inglês e espanhol. Além disso, outra transmissão ao vivo mostrará a perspectiva de diferentes telescópios, incluindo a exibição do Sol parcialmente eclipsado.

Os lançamentos dos foguetes sonda, que estudarão a atmosfera antes, durante e depois do eclipse, poderão ser acompanhados entre 15h40 e 17h05 (horário de Brasília), com intervalos de 45 minutos.

O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também realizará uma cobertura ao vivo com comentários em português, proporcionando uma oportunidade para os brasileiros acompanharem o evento de forma detalhada.


Comentários