Eleições 2022: 11% mudariam de voto para evitar segundo turno

A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 14 e 19 de maio

[Eleições 2022: 11% mudariam de voto para evitar segundo turno]

FOTO: Reprodução/ Pinterest

Cerca de 11% dos eleitores brasileiros mudariam de voto no primeiro turno para não ter um segundo turno, de acordo com a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA divulgada nesta semana. Entre os entrevistados, 50% dizem que não mudariam o voto para que a eleição seja decidida já no primeiro turno, e 13% não são nem a favor, nem contra. 

A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 14 e 19 de maio. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01734/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

Quanto maior a faixa etária, menor é a disposição para mudar o voto e evitar um segundo turno. Ente os mais jovens, com idade de 16 a 24 anos, 38% dizem que não fariam uma escolha diferente no primeiro turno. Entre as pessoas com 60 anos ou mais, este número sobe para 58%.

Cila Schulman, vice-presidente do instituto de pesquisa IDEIA, avalia que há uma possibilidade da eleição nem ir para o segundo turno, mas isso depende do comportamento dos eleitores de Ciro Gomes (PDT).

Em uma simulação de primeiro turno de forma estimulada, em que os nomes são apresentados previamente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 41% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32%. Ciro estava com sete pontos na pesquisa realizada em janeiro deste ano, e agora tem 9% das intenções de voto.

A terceira via como um todo enfrenta uma situação complicada a cinco meses das eleições. Na simulação de primeiro turno estimulada, todos os pré-candidatos somados pontuam 15%. Lula e Bolsonaro juntos têm 73% das intenções de voto, o que indica que o segundo turno deve ser entre os dois. Em uma pesquisa espontânea, sem os nomes apresentados previamente, a terceira via chega a 8%.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[STF julga limites e critérios para apurações do Ministério Público]

Estão na pauta no tribunal oito ADI (ações diretas de inconstitucionalidade) que questionam o papel investigativo do Ministério Público

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!