Eleições 2022: metade dos parlamentares eleitos que dizem ser negros são brancos

Informação consta em levantamento do UOL feito por banca de heteroidentificação racial

[Eleições 2022: metade dos parlamentares eleitos que dizem ser negros são brancos]

FOTO: Reprodução/TSE

Os brasileiros elegeram 517 parlamentares que se declaram negros nas eleições deste ano. Apesar do alto número, cerca de 32,3% dos deputados federais, estaduais e senadores que irão assumir os mandatos no ano que vem, um levantamento divulgado pelo UOL neste domingo (20), quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, mostra que nem todos os políticos eleitos são considerados negros aos olhos da sociedade brasileira.

A pedido do UOL, uma banca de heteroidentificação racial, método usado para evitar fraudes nas cotas raciais, apontou que só 263 destes eleitos são negros. Isso representa 16,4% dos novos ingressantes no Senado, na Câmara e nas assembleias legislativas estaduais. Esta é a primeira eleição em que os partidos foram obrigados, após uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (STE), a destinar de forma proporcional às campanhas de candidatos negros o dinheiro dos fundos partidário e eleitoral. 

Neste ano, os eleitores renovaram um terço das 81 cadeiras do Senado. Entre os 27 escolhidos, todos os seis negros são homens. São três pretos: Magno Malta (PL-ES), Romário (PL-RJ) e Beto Faro (PT-PA). E outros três pardos: Flávio Dino (PSB-MA), Dr. Hiran (PP- RO) e Rogério Marinho (PL-RN).

Outros dados

O levantamento aponta que dos 1.059 deputados estaduais eleitos em 2022, 376 se autodeclararam negros, mas 49% deles não são. Entre os 303 homens eleitos que se veem como negros, 52,1% não foram identificados como negros pela banca. Entre as 73 mulheres do grupo, o índice foi de 35,6%.

Já na Câmara dos Deputados, 135 dos 513 parlamentares eleitos falam ser negros. Porém, 51,1% deles tiveram a autodeclaração contestada pela banca de heteroidentificação. A Bahia foi o estado que mais elegeu deputados federais que se dizem negros no país: mas 13 dos 21 tiveram a autodeclaração colocada em xeque pela banca. Sérgio Brito (PSD) é um deles. Nas eleições deste ano e nas de 2018, ele se declarou como pardo, mas se via como branco em 2014.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!