Eleições 2022: prazo para justificar ausência no 1º turno termina nesta quinta (1º)

Saiba como justificar

[Eleições 2022: prazo para justificar ausência no 1º turno termina nesta quinta (1º)]

FOTO: Reprodução/ AgênciaBrasil

Os eleitores que não foram às urnas no primeiro turno das eleições de 2022, realizado no dia 2 de outubro, têm até esta quinta-feira (1º) para justificar a ausência à Justiça Eleitoral.  A penalidade para quem não justificar a ausência é de multa de 3% a 10% sobre o salário mínimo da região, imposta pelo juiz eleitoral.

O procedimento é necessário apenas para os eleitores que são obrigados a votar, ou seja, para cidadãos natos ou naturalizados brasileiros, alfabetizados, que tenham entre 18 e 70 anos.

A ausência no segundo turno também deve ser justificada para a Justiça Eleitoral, entretanto, este prazo é até o dia 9 de janeiro de 2023, conforme explica o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para justificar, basta fazer o download no celular do aplicativo e-Título, clique na aba “mais opções” ou acesse o Sistema Justifica. Além dessas opções, o eleitor (a) ainda pode entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.


Comentários