Em cinco anos, quase 20 crianças e adolescentes morreram por dia no Brasil

Dado faz parte do relatório "Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil"

[Em cinco anos,  quase 20 crianças e adolescentes morreram por dia no Brasil]

FOTO: Rudy and Peter Skitterians/Pixabay

O relatório "Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil", lançado na manhã desta sexta-feira (22) Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que em cinco anos, o Brasil teve 34.918 crianças e adolescentes assassinados, uma média de quase 7 mil crimes por ano, entre 2016 e 2020, e de quase 20 mortes ao dia.

O relatório traz dados das MVIs entre 2016 e 2020. Por MVI, entende-se a soma de homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios, disciplinas corporais seguidas de morte e mortes em decorrência de intervenção policial.

A grande maioria das mortes violentas intencionais (MVI) são adolescentes entre 15 e 19 anos (88%), do sexo masculino (91%) e negros (75%), de acordo com o estudo.

A série histórica dos dados gerais mostra que a violência letal teve um pico entre 2016 e 2017, e caiu nos anos seguintes. Mas os crimes envolvendo crianças com idades entre 0 e 4 anos, entretanto, registraram aumento (27%) nesse período. Meninos negros, novamente, foram a maioria das vítimas em todas as faixas etárias.

Para Danilo Moura, oficial de Monitoramento e Avaliação do Unicef ??no Brasil, o estudo evidencia como o Brasil expõe crianças e adolescentes a níveis inaceitáveis ??de violência, e que eles não estão a salvo nem mesmo dentro de suas casas.

"Não vou dizer que o resultado é uma surpresa, infelizmente. A principal informação é o quão prevalente é a violência na vida das crianças e adolescentes no Brasil. Seria um número alto para qualquer faixa etária, mas, se pensarmos que está concentrado só em crianças e adolescentes, é absurdo", diz Danilo Moura.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!