/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Em conferência climática da ONU, Macron afirma que guerra não impedirá transição energética da União Europeia

Notícias
Mundo

Em conferência climática da ONU, Macron afirma que guerra não impedirá transição energética da União Europeia

Líderes destacaram a importância de nações ricas aumentarem financiamento para auxiliar países pobres no enfrentamento das mudanças climáticas

Por Da Redação
Em conferência climática da ONU, Macron afirma que guerra não impedirá transição energética da União Europeia
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse, nessa segunda-feira (7), que os europeus "não sacrificarão seus compromissos energéticos diante das ameaças energéticas da Rússia". O líder francês referiu-se à transição energética de países da União Europeia (UE), que tiveram a sua dependência de combustíveis fósseis destacada com a guerra travada entre Rússia e Ucrânia. A declaração de Macron aconteceu durante a COP27, conferência climática da ONU, em Sharm el-Sheikh, no Egito.

A conferência recebeu cerca de 100 chefes de Estado e governo para seu segmento de alto nível. Chefes de nações mais pobres ressaltaram a necessidade de que países ricos aumentem o financiamento para que as nações em desenvolvimento consigam lidar com as mudanças climáticas e mitigar suas emissões. 

A primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, país que deve ser um dos mais afetados pelo aquecimento global, defendeu uma reforma do sistema financeiro em vigor desde 1944, elaborado pelos EUA e seus aliados após a Segunda Guerra Mundial. "Este mundo ainda se parece muito com o que era durante os impérios coloniais (...). Muitos países nesta sala sequer existiam quando essas instituições foram criadas", disse, referindo-se a organismo como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e bancos de desenvolvimento multilaterais.

O ex-vice-presidente americano Al Gore (1993-2001), em sua fala, fez referência às eleições do Brasil e afirmou que os brasileiros  “escolheram parar a destruição da Amazônia” ao elegerem Luiz Inácio Lula da Silva e, consequentemente, impedirem a reeleição do atual presidente Jair Bolsonaro.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102