Em Moscou, Secretário-geral da ONU pede cessar-fogo imediato na Ucrânia

António Guterres visita país como “mensageiro da paz”

[Em Moscou, Secretário-geral da ONU pede cessar-fogo imediato na Ucrânia ]

FOTO: UN Russia/Yuri Kochin

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, pediu nesta terça-feira (26), em Moscou, um cessar-fogo imediato na Ucrânia e uma investigação independente para apurar indícios de crimes de guerra cometidos por tropas russas. Esta é a primeira vez que o secretário-geral vai à Rússia desde o início da guerra. 

A visita acontece em meio a tensões após o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, ter afirmado ver um risco real de uma Terceira Guerra Mundial. A agenda de  Antonio Guterres em Moscou começou com uma reunião com Lavrov, a quem pediu um cessar-fogo o quanto antes. Depois do encontro, o representante da ONU disse que propôs um corredor humanitário e se mostrou preocupado com indícios de crimes de guerra cometidos por tropas russas na Ucrânia. Além disso, ele afirmou que sua prioridade é "salvar vidas e minimizar o sofrimento humano".

"O quanto antes pudermos fazer isso, melhor, para a Ucrânia, para a Rússia e para o mundo. Até agora, isso não pode ser possível. Estamos extremamente interessados em encontrar caminhos para criar condições para o diálogo efetivo, para um cessar-fogo o quanto antes, para uma solução pacífica”, afirmou Guterres.
 
Lavrov, por sua vez,  afirmou que a Ucrânia tinha um projeto de ideologia nazista para banir todas as referências culturais e linguísticas da Rússia. Ele afirmou também estar interessado em cooperar com a ONU.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!