/

Home

/

Notícias

/

Tecnologia

/

Estelionatários podem praticar golpes pelo App Store

Notícias
Tecnologia

Estelionatários podem praticar golpes pelo App Store

O caso mais grave foi o app KeyWatch

Por Da Redação
Estelionatários podem praticar golpes pelo App Store
Foto: Reprodução

Ao baixar ou comprar um aplicativo, usuários de produtos da App Store não se preocupam com a possibilidade de estarem caindo em um golpe. A segurança vem da própria Apple, que vende a ideia de que “Por mais de uma década, a App Store tem se provado segura e confiável para descobrir e baixar apps. E uma parte fundamental dessas experiências é garantir que os apps atendam aos padrões mais rígidos de privacidade, segurança e conteúdo. Afinal, oferecemos quase dois milhões de apps e queremos que você se sinta tranquilo ao usar cada um deles”, diz comunicado no site oficial da empresa.

A Apple ainda deixa muito a desejar quando o assunto é proteger seus usuários de golpes praticados diretamente na App Store, ele possui uma quantidade significativa de estelionatários, que se aproveitam dessa sensação de segurança e de brechas no sistema para explorarem usuários descuidados. 

A situação voltou à tona recentemente por causa dos tuítes do desenvolvedor Kosta Eleftheriou, criador do app de teclado FlickType para o Apple Watch, que é bastante popular. 

Ele relatou que apps concorrentes tiveram dificuldade de implementar os algoritmos avançados de correção automática que o FlickType possui, mas um app em particular conseguiu "vencê-lo", porém não por ser de fato melhor. 

De acordo com Kosta, o caso mais grave foi o app KeyWatch, uma cópia não-funcional do seu app FlickType que fazia divulgação pesada em anúncios do Instagram e Facebook. O pior? O KeyWatch ainda foi capaz de usar o próprio vídeo de divulgação do app de Kosta para divulgar a versão falsa do app.

O usuário, ao instalar o app, era diretamente colocado em uma tela branca com um botão "Desbloquear Agora", que abria a tela de assinatura da App Store, para uma assinatura de US$ 8 por semana. Isso mesmo, 8 dólares semanais por um app que nem funciona. 

Kosta informou que o app em questão estava cheio de avaliações positivas na App Store, muito provavelmente avaliações falsas pagas pelos golpistas. Ao navegar um pouco mais pelas avaliações, era possível encontrar muitas avaliações negativas apontando para o fato de que o app não passava de um golpe.

Foi possível observar, em sites que agregam estimativas de apps na App Store, o app em questão poderia estar faturando cerca de US$ 2 milhões ao ano com o golpe.

Kosta tentou resolver a questão internamente em contatos com a Apple, o que não surtiu efeito. Após tornar a situação pública, a Apple voltou atrás e tirou o app golpista do ar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102