Estudo afirma que 1 infectado pelo coronavírus pode contagia até 6 pessoas

Estudo também alerta que casos podem dobrar em até 3 dias

[Estudo afirma que 1 infectado pelo coronavírus pode contagia até 6 pessoas]

FOTO: Reprodução/Internet

Um estudo publicado esta semana nos Estados Unidos revela que o grau de contágio do coronavírus é maior do que se imaginava: uma única pessoa infectada pode transmitir o vírus para até 6 pessoas e, sem o isolamento, o número de casos pode dobrar em até 3 dias. Esse grau de contágio é muito superior ao que se cogitava até agora. Estudos anteriores estimavam que cada infectado poderia contaminar até 2 pessoas e que o número de doentes dobraria apenas depois de 6 ou 7 dias. 

As descobertas foram feitas por pesquisadores e publicadas pela Centers for Disease Control and Prevention, principal instituto de saúde pública dos Estados Unidos. "Coletamos extensos relatos de casos individuais em toda a China e estimamos os parâmetros da epidemia desde a incubação", escrevem os pesquisadores. "Em seguida, projetamos duas abordagens matemáticas para encontrar a dinâmica do surto em Wuhan [o epicentro do surto].". As estimativas mais otimistas se basearam nas primeiras contagens de caso em Wuhan, antes de 4 de janeiro.

Esses resultados estariam "propensos a erros de medição por estarem incompletos", comum "à análise precoce de surtos de um novo patógeno". Para chegar a resultados próximos da realidade, os autores coletaram relatórios de casos em toda a China e cruzaram dados de viagens domésticas e de infecções precoces relatados fora da província Hubei, cuja capital é Wuhan. Só assim foi possível "encontrar a dinâmica do surto".


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Brasil não avança em integração de saneamento e de Defesa Civil para combater eventos extremos]

Em 2012, foram definidos pelo governo 821 municípios considerados críticos para desastres. A lista cresceu para 1.942

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!