Estudo aponta que comportamento dos cães depende da personalidade de seus donos

Ao longo de seis meses, estudo revelou que tutores extrovertidos ajudaram a reduzir o medo dos animais

[Estudo aponta que comportamento dos cães depende da personalidade de seus donos]

FOTO: Reprodução/Freepik

Pesquisadores da da Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, desenvolveram um estudo que revelou que, além do próprio cão, a personalidade do seu dono também pode interferir no seu adestramento. A constatação foi feita após um período de treinamento de seis meses, onde os cientistas norte-americanos analisaram tanto o comportamento dos pets, como o de seus proprietários. 

Ao todo, 262 voluntários participaram do estudo, divididos igualmente entre animais e humanos. Os resultados da pesquisa basearam-se em respostas de questionários que foram distribuídos aos participantes no início, no meio e no final dos testes. Os dados coletados incluíam diversos tipos de comportamento dos cães, como agressividade, sinais de ansiedade e níveis de energia. 

Essas informações mostraram, por exemplo, que donos mais introvertidos podem ter relações negativas com cães medrosos quanto há a necessidade de algum tipo de tratamento dos animais. No caso de proprietários que são mais abertos a novas experiências, o medo dos animais ao serem abordados por outros pets desconhecidos diminuiu ao longo do período do estudo.

Após esses resultados serem analisados por veterinários e outros profissionais da saúde, a expectativa dos pesquisadores é de que os donos dos pets consigam implementar novas técnicas de comportamentais, para que possam gerenciar melhor os problemas clínicos de seus cães.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[INSS facilita perícia para menor de 16 anos receber benefício assistencial]

O beneficiário terá que comprovar renda familiar por pessoa de até um quarto do salário mínimo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!