Estudo indica ligação entre consumo de bebidas açucaradas e o risco para câncer de cólon

A pesquisa mostrou que ao longo de 24 anos, foram encontrados 109 casos de câncer colorretal entre os voluntários

[Estudo indica ligação entre consumo de bebidas açucaradas e o risco para câncer de cólon]

FOTO: Reprodução

Os cânceres de cólon e retal estão aumentando entre os jovens adultos, embora os pesquisadores não saibam exatamente por quê, um estudo que analisou mulheres e suas dietas aponta que bebidas adoçadas com açúcar podem ter alguma relação com esses números. 

As taxas de câncer colorretal em pessoas com menos de 50 anos aumentaram nos últimos anos. Quando comparadas com pessoas nascidas por volta de 1950, aquelas nascidas por volta de 1990 possuem o dobro do risco de desenvolver câncer de cólon e quatro vezes o risco de ter câncer retal.

As vendas de bebidas adoçadas com açúcar tem apresentado queda nos últimos anos, mas a porcentagem de calorias consumidas em bebidas açucaradas aumentou entre 1977 e 2001.

No período, o número subiu de 5,1% do total de calorias consumidas para 12,3% na faixa entre 19 e 39 anos e de 4,8% a 10,3% entre crianças e jovens menores de 18 anos. Em 2014, os números haviam caído, mas 7% das calorias consumidas pelos americanos em geral ainda provinham de bebidas açucaradas.

O novo estudo, publicado na revista médica Gut, analisou a ligação entre câncer colorretal e bebidas doces em 94.464 enfermeiras que se inscreveram em um estudo prospectivo de saúde de longo prazo entre 1991 e 2015, quando tinham de 25 a 42 anos de idade. Também foram analisados um subconjunto de 41.272 enfermeiras que relataram o consumo de bebidas açucaradas com idades entre 13 e 18 anos.

Em conclusão, o estudo mostrou que ao longo de quase 24 anos, foram encontrados 109 casos de câncer colorretal entre as enfermeiras, enquanto que o risco total de câncer de cólon em pessoas mais jovens ainda é pequeno. No entanto, em comparação com as mulheres que consumiam cerca de uma porção de 240 ml de bebidas adoçadas com açúcar por semana, aquelas que bebiam dois ou mais porções tinham mais do que o dobro do risco relativo de ter a doença.


Comentários