Estudo sobre uso de plasmas evolui 'muito bem', diz Ministério da Saúde

Outros tratamentos também estão sendo estudados

[Estudo sobre uso de plasmas evolui 'muito bem', diz Ministério da Saúde]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou que, além da cloroquina, os testes mais avançados de novos tratamentos para o coronavírus são provavelmente usando o plasma do sangue de pacientes curados. O plasma contém anticorpos para a doença e pode ajudar quem está lutando contra a doença. A cloroquina, por sua vez, é um remédio usado para a malária e outras enfermidades, e está sendo usada experimentalmente agora, principalmente em pacientes graves com o novo coronavírus.

Segundo o último boletim do ministério, o coronavírus já infectou 17.857 pessoas no país, matando 941. "Além da cloroquina, provavelmente o mais próximo de ter algum desfecho é o uso de plasma de pacientes que já têm anticorpos no seu organismo. Está evoluindo muito bem, o pessoal está trabalhando nessas novas possibilidades terapêuticas", disse Gabbardo. De acordo com o secretário, nos próximos dias devem sair resultados de estudos sobre novos tratamentos. A cloroquina tem como um de seus maiores entusiastas o presidente Jair Bolsonaro.

O Ministério da Saúde pede cautela, uma vez que o medicamento tem efeitos colaterais, sendo necessário pesar seus riscos e benefícios. Além da cloroquina e hidroxicloroquina, em combinação com o antibiótico Azitromicina, outras substâncias estão sob analise. Entre elas estão: o Lopinavir e Ritonavir, usados contra o HIV; esses mesmos dois remédios, em conjunto com a substância Interferon beta-1b, usada no tratamento de esclerose múltipla; e o Antiviral Remdesivir, para o ebola.  


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Ultraprocessados estão por trás de sintomas depressivos, mostra estudo brasileiro]

Em média, os alimentos altamente processados representam 20% do total de energia consumida diariamente pelo brasileiro

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!