Evento da ONU discute estratégias de resiliência na capital baiana

Circuito Urbano 2021 alerta para a crise climática

[Evento da ONU discute estratégias de resiliência na capital baiana]

FOTO: Divulgação/ Andrea Mariani

A capital baiana participa do Circuito Urbano 2021, evento anual idealizado pelo Programa das Nac?o?es Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) com o objetivo de estimular o debate sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todos. Já estão abertas, inclusive, as inscrições para o Painel "Estratégias da Resiliência para a Atuação Municipal: o Case de Salvador", um evento dentro da 4° edição Circuito Urbano, que será realizado no próximo dia (26), das 10h às 12h. Na ocasião, será debatido o papel da resiliência no desenvolvimento sustentável dos municípios. 

As atividades serão virtuais e terão a condução da vice-prefeita da capital baiana, Ana Paula Matos. Segundo ela, planejar a cidade com uma visão de resiliência vai além da adaptação para responder aos fatores externos. “Precisamos, principalmente, fomentar iniciativas inovadoras na governança dos serviços urbanos, no fortalecimento e no estímulo ao desenvolvimento sustentável. A adoção de uma estratégia de resiliência contribui com iniciativas que alinham diferentes atores para cooperar com novos projetos e revigorar ações existentes, envolvendo os componentes ambientais, sociais, econômicos e urbanísticos”, disse.

O Painel será transmitido através do canal do Circuito Urbano no YouTube e todas as atividades terão tradução em Libras. Para efetivar a inscrição no evento, o interessado deve fazer acessar (aqui), preencher os dados e, em seguida, receberá por e-mail o link da transmissão. No evento, cada painelista terá entre 10 e 15 minutos de fala, com oportunidades de debates e perguntas após as intervenções. Antes do encerramento, haverá espaço para perguntas e debates entre os palestrantes.

Crise climática

O tema da 4º edição do Circuito Urbano deste ano e? “Cidades na linha de frente da ac?a?o clima?tica” e os eventos são distribuídos em quatro vertentes, sendo elas: Cidades Sustenta?veis e Livres de Carbono, Cidades Inclusivas e Justas, Cidades Sauda?veis e Cidades Resilientes. 

Neste ano, o Brasil sentiu de maneira direta os impactos da crise climática. A falta de chuvas, por exemplo, é uma das consequências do problema. Por isso, o foco do Circuito Urbano neste ano é o papel das cidades na luta contra a emergência climática, em preparação para a COP-26, que acontecera? entre 1º e 12 de novembro deste ano em Glasgow, no Reino Unido.

A capital baiana vem mostrando compromisso com a campanha global pela sustentabilidade, através de ações de resiliência e da emissão zero de carbono. Em setembro deste ano, o prefeito Bruno Reis (DEM) recebeu a visita do embaixador do Reino Unido, Peter Wilson, referência mundial no tema sustentabilidade. Na ocasião, eles discutiram oportunidades de parceria em prol de um intercâmbio de boas práticas e projetos mútuos nas áreas de assistência social, sustentabilidade, mobilidade, desenvolvimento econômico, educação e tecnologia.

Programação  do Painel

A abertura será sobre o case de Salvador e a atuação resiliente nos últimos oito anos, a ser apresentado por Ana Paula Matos. Em seguida, a assessora estratégica da AVSI, Joanna Orrico, falará sobre assistência social e a criação da resiliência municipal. Logo depois, o secretário executivo para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo, vai palestrar sobre o compromisso global para a corrida pela resiliência.

O diretor da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macedo, falará sobre "A construção da resiliência clima?tica municipal - a atuação da Codesal na redução da desigualdade social". O encerramento ficará a cargo da gerente de Programas para América Latina e Caribe, Luciana Cardoso, que tratará do papel da resiliência diante dos desafios globais.
 


Comentários