Evento em formato presencial marca a retomada da Cúpula Social

Representantes da sociedade civil se reúnem no Rio de Janeiro para discutir temas cruciais

[Evento em formato presencial marca a retomada da Cúpula Social]

FOTO: Reprodução

O Rio de Janeiro se prepara para sediar a Cúpula de Líderes do Mercosul nos dias 6 e 7 de dezembro, mas antes disso, os holofotes se voltam para a Cúpula Social, que acontecerá nos dias 4 e 5. O evento, em formato presencial e com a participação de cerca de 300 representantes da sociedade civil, marca a retomada da Cúpula Social, suspensa desde 2016, e antecipa debates cruciais.

Compromisso feito pelo Brasil ao assumir a presidência pro tempore do Mercosul em julho de 2023, a Cúpula Social ocorrerá nos prestigiados Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio (MAR). Com temas como participação social para a democracia, desafios comuns, integração entre os povos e grupos de trabalho específicos, o evento promete ser um fórum essencial para a discussão de assuntos prementes.

O sindicalista Quintino Severo, representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), destaca a importância do evento para a defesa dos direitos trabalhistas, afirmando que é fundamental ter relações de trabalho dignas para todos os trabalhadores, independentemente do país.

Além dos debates, a Cúpula Social terá uma programação cultural diversificada, incluindo uma exposição sobre o ritmo funk como forma de expressão e liberdade, além de uma roda de samba. Os locais dos eventos, Museu do Amanhã e MAR, estão próximos à região conhecida como Pequena África, reforçando a conexão com a herança africana na América do Sul.

Um dos destaques será o encontro sobre igualdade racial, reunindo representantes de minorias afrodescendentes nos países vizinhos. A secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio, destaca que o Brasil tem contribuído com políticas para enfrentar o racismo e promover a igualdade racial, inspirando interesse de outros países do bloco.

Os resultados dos debates serão transmitidos ao vivo pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e encaminhados aos líderes dos países do Mercosul no dia 7 de dezembro. Para Roberta Eugênio, a Cúpula Social destaca a importância da participação popular nos processos decisórios, enquanto Quintino Severo ressalta a iniciativa crucial para aperfeiçoar a participação social nas decisões futuras do Mercosul.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Garoto estilista, de 8 anos, diz que foi Gucci na vida passada! ]

O garoto criou para a estrela de Hollywood Sharon Stone uma peça que ele chamou de "O casaco voador Shmarshmallow"

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!