Exigir visto de turismo para americanos pode trazer consequências econômicas, avalia especialista em imigração!

Aos detalhes...

[Exigir visto de turismo para americanos pode trazer consequências econômicas, avalia especialista em imigração! ]

FOTO: Divulgação Assessoria

Na última quarta-feira(8), o governo brasileiro decidiu acabar com a isenção de visto para turistas dos EUA, Canadá, Japão e Austrália. A medida, porém, pode afetar a economia brasileira, uma vez que os americanos estão entre as nacionalidades que mais visitam o Brasil.

Segundo dados do governo brasileiro, os turistas americanos são a segunda nacionalidade que mais procuram o País, atrás apenas dos argentinos. De janeiro a dezembro de 2022, dos 3,5 milhões de visitantes estrangeiros que passaram ao menos uma noite em solo brasileiro, 883.088 eram argentinos e 373.382 eram americanos.

“Os números mostram que os turistas americanos têm uma parcela significativa no turismo brasileiro. Eles representam 10,7% de todos os estrangeiros que visitam o Brasil. Tendo em vista que, somente em 2022, os estrangeiros em visita ao Brasil gastaram U$5 bilhões, pode haver um impacto importante no saldo do turismo brasileiro”, avalia Rodrigo Costa, CEO da AG Immigration - consultoria imigratória especializada em green cards americanos.

Outro dado que chama a atenção é quando comparada às viagens de longas distâncias, que exigem o deslocamento de avião. Os Estados Unidos lideram o ranking de passagens aéreas compradas para o verão 2022/23 no Brasil. De acordo com o levantamento da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), 801.110 bilhetes já foram adquiridos nos mais variados países do mundo para curtir o país entre dezembro de 2022 e março de 2023 – 158.751 com origem nos Estados Unidos, o que corresponde a 19,81% do total.

Reciprocidade: Brasil é o 7º país que mais envia turistas aos EUA

Levantamento realizado pela AG Immigration revelou que o  o Brasil foi o sétimo país que mais enviou turistas aos EUA em 2022. Ao todo, cerca de 1,2 milhão de brasileiros foram à terra do Tio Sam no ano passado, atrás apenas dos viajantes de Canadá, México, Reino Unido, Alemanha, França e Índia. 

Os números foram coletados junto ao Escritório Nacional de Turismo e Viagem dos EUA e referem-se aos estrangeiros que passaram pelo menos uma noite em solo americano. Considerando-se todas as nacionalidades, foram 48,7 milhões visitas aos EUA em 2022.

Mesmo com a sétima posição, o Brasil está longe dos patamares pré-pandêmicos. Em 2021 e 2020, por exemplo, a quantidade de brasileiros fazendo turismo nos EUA foi de 239 mil e 423 mil, respectivamente – volume bastante impactado pelas restrições fronteiriças. Em 2019, contudo, quando essas limitações ainda não existiam, o número passou de 2,1 milhões. O recorde é de 2014, com 2,274 milhões de brasileiros entrando como turistas na América. Naquela época, o dólar girava em torno de R$2,3 e o Brasil vinha de um crescimento de 2,3% no seu Produto Interno Bruto (PIB) no ano anterior.

De acordo com Costa, 2022 foi “um ano de transição” para a indústria turística. “Ainda que as principais restrições de viagem entre os dois países, incluindo a obrigatoriedade do teste de Covid, tenham sido levantadas ou já não estivessem mais em vigor no ano passado, as pessoas continuaram receosas e sem planos concretos de viajar. O dólar a quase R$6 no começo de 2022 também foi algo que assustou”, comenta o empresário, que mora em Orlando, um dos principais destinos dos brasileiros.

Para 2023, porém, o CEO da AG Immigration acredita que o número de viajantes brasileiros nos EUA crescerá novamente. Nem mesmo o tempo de espera elevado para a emissão do visto – que em São Paulo passa dos 540 dias – deve mudar a tendência de aumento.

“Vai ser interessante observar o comportamento do brasileiro ao longo do ano. Mas acredito que, mesmo sem perspectivas de que o dólar fique mais barato, as pessoas vão compensar o tempo perdido na pandemia para realizar a viagem dos sonhos – e os EUA despontam como o destino favorito. Talvez não chegue ainda ao patamar dos 2 milhões, mas será um bom crescimento”. 

De acordo com a Embaixada dos EUA no Brasil, existem mais de 6,2 milhões de vistos de turismo válidos atualmente entre os brasileiros. 

Países que mais enviaram turistas aos EUA em 2022

  1. Canadá: 13,01 milhões*
  2. México: 11,76 milhões*
  3. Reino Unido: 3,46 milhões
  4. Alemanha: 1,48 milhões
  5. França: 1,31 milhões
  6. Índia: 1,25 milhões
  7. Brasil: 1,22 milhões
  8. Colômbia: 943 mil
  9. Coreia do Sul: 919 mil
  10. Espanha: 773 mil

*Os dados de Canadá e México referem-se ao período jan-nov, em razão da defasagem padrão na divulgação dos dados desses dois países. Para os demais, os dados compreendem o ano de 2022 inteiro.

Viva legalmente nos EUA

Este é o melhor momento na história para quem deseja morar e trabalhar nos EUA. Portanto, preencha o nosso formulário de avaliação gratuita e receba uma análise inicial sobre as suas possibilidades imigratórias. Assim, caso tenha o perfil para conseguir o green card americano ou outros vistos com os quais trabalhamos, agendaremos uma consulta sem custos para explicar como obtê-los.

A AG Immigration é um escritório de advocacia especializado em imigração para os EUA. Lidamos com vistos imigratórios, como EB-1EB-2EB-2 NIWEB-3 e green cards baseados em parentesco. Além disso, também atuamos com vistos de trabalho temporário, asilo, deportação, remoção e outras áreas da imigração para quem quer trabalhar e morar nos EUA ou para empresas que desejam contratar mão de obra estrangeira nos EUA (veja nossa página de Corporate).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!