Explosão de estrela gera luz mais brilhante já vista, apontam cientistas

Descoberta, no entanto, lança dúvidas sobre a origem dos metais preciosos no Universo

[Explosão de estrela gera luz mais brilhante já vista, apontam cientistas ]

FOTO: Aaron M. Geller/BBC

O brilho intenso de uma explosão de luz, registrada em 2022 e considerada a mais brilhante já observada, intrigou cientistas das universidades americanas Utah e Northwestern. Após pesquisas, eles descobriram que a exibição luminosa tinha uma estrela em explosão no centro. No entanto, o fenômeno por si só não seria capaz de brilhar tanto. A informação é da BBC News. 

De acordo com a teoria atual, algumas estrelas em explosão, conhecidas como supernovas, têm a capacidade não apenas de irradiar uma grande quantidade de luz, mas também de produzir os elementos mais pesados do Universo, como o ouro e a platina. 

No entanto, os cientistas não identificaram nenhum desses elementos, o que levanta novas questões sobre os processos responsáveis pela produção desses metais preciosos no Universo. 

A explosão, detectada por telescópios em outubro de 2022, teve origem em uma galáxia localizada a 2,4 bilhões de anos-luz de distância, irradiando luz em diversas frequências. Especificamente, a explosão foi notavelmente intensa em raios gama, uma forma altamente penetrante de radiação na faixa dos raios X.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!