Extensão do conflito no Oriente Médio pode elevar preço dos combustíveis; entenda

Além disso, ataque do Irã deve fazer dólar subir e reduzir espaço para corte de juros

[Extensão do conflito no Oriente Médio pode elevar preço dos combustíveis; entenda]

FOTO: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

O espalhamento do conflito no Oriente Médio no fim de semana mexeu também com o mercado financeiro. A guerra que começou na Faixa de Gaza, entre Israel e o grupo terrorista Hamas, tem agora a participação do Irã. A rivalidade entre os países é antiga, mas o conflito ficou mais intenso porque Israel acusa o Irã de ser um dos financiadores do Hamas.

Durante o fim de semana, o governo iraniano lançou mísseis e drones contra Israel em retaliação a um ataque ao consulado iraniano na Síria em 1º de abril. Como resultado, na segunda-feira (15), o dólar atingiu o patamar de R$ 5,21, enquanto a bolsa de valores brasileira registrou queda.

De acordo com informações do portal G1, o conflito pode gerar um aumento no preço do petróleo, impactando os preços dos combustíveis. Além disso, a alta do dólar pode influenciar a inflação, especialmente nos produtos importados, enquanto os juros podem não cair tanto quanto o esperado.

Embora o Oriente Médio seja uma importante região exportadora de petróleo, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entende que a Petrobras não deve reagir imediatamente ao aumento da tensão nos mercados devido à entrada do Irã no conflito.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[CGU aponta benefício ilegal a ministro de Lula e desvio em obra da Codevasf]

Juscelino Filho atualmente é investigado pela PF por suspeita de integrar uma organização criminosa envolvida em desvios de dinheiro em obras da estatal Codevasf

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!