/

Home

/

Notícias

/

Coronavírus

/

Falsos vendedores de vacina contra Covid já ofereceram 400 milhões de doses ao governo com "script padrão"

Notícias
Coronavírus

Falsos vendedores de vacina contra Covid já ofereceram 400 milhões de doses ao governo com "script padrão"

PF realizou operação na quinta-feira (25) para apurar uma das supostas vendas

Por Da Redação
Falsos vendedores de vacina contra Covid já ofereceram 400 milhões de doses ao governo com "script padrão"
Foto: Reprodução/Portal Paiquerê

Após a descoberta feita pela operação da Polícia Federal (PF) na última quinta-feira (25), a atuação de alguns grupos oferecendo milhões de doses de vacina contra a Covid-19 ao governo federal já tinha levantado suspeitas no poder executivo. O Ministério da Saúde tem sido alvo de tentativas semelhantes e Fontes da pasta relataram ao jornal O Globo ao menos três outras investidas, além da investigada pela PF.

A história normalmente é a mesma: um fundo de investimento realizou um investimento na pesquisa da vacina e agora tem direito a uma cota, que é ofertada à pasta por supostos representantes do laboratório ou de distribuidores. Já houve uma oferta de 400 milhões de doses e, em todas os relatos colhidos pela reportagem, os grupos agiram usando o nome da AstraZeneca.

O volume exagerado das ofertas em momento de escassez de vacina no mundo, bem como o "script" que se repete, acende o alerta nos funcionários da pasta. Eles explicam que não podem se negar a receber "representantes" de empresas para tratar de vacinas.

Porém, para testá-los, questionam se têm carta de representação da organização à qual se dizem ligados e a documentação dos lotes da vacina. Em geral, eles ficam de enviar a papelada exigida ou agendar uma segunda reunião, o que não acontece. É nesse momento, segundo os servidores, que fica constatado o golpe.

Outro sinal de alerta é quando os supostos representantes de distribuidores frisam que não precisariam de pagamento adiantado para mandar as primeiras remessas de vacina. Um servidor, já tarimbado nesse tipo de negociação, diz que tal vantagem nunca aconteceria numa tratativa real com intermediador.

No caso da oferta de 400 milhões de doses, os supostos representantes disseram que os lotes estavam em Londres, prontos para serem embarcados, caso a contratação se efetivasse. O encaminhamento de suspeitas é tratado com reserva pelas fontes que trabalham nessas negociações. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102