Fórmula 1 e Mercedes condenam termo racista em fala de Piquet sobre Hamilton

Ex-piloto usou o termo "neguinho" para se referir ao heptacampeão

[Fórmula 1 e Mercedes condenam termo racista em fala de Piquet sobre Hamilton]

FOTO: Marcello Casal/Agência Brasil

A Fórmula 1 e a equipe Mercedes condenaram, nesta terça-feira (28), o uso de um termo racista na fala do ex-piloto brasileiro Nelson Piquet ao se referir ao heptacampeão Lewis Hamilton como "neguinho".

A fala foi feita por Piquet ao comentar um acidente que envolveu o piloto inglês e o belga-holandês, Max Verstappen, no Grande Prêmio de Silverstone, em 2021, quando Hamilton e Verstappen disputavam o primeiro lugar na corrida.

A declaração foi dada em uma entrevista em novembro do ano passado ao canal Motorsports Talk, mas só se tornou público recentemente. “O neguinho meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro [Verstappen] se f*deu”, afirmou Piquet ao canal.

À CNN, a F1 afirmou que “Lewis é um incrível embaixador por nosso esporte e merece respeito”.

“Condenamos nos termos mais fortes o uso de linguagem racista ou discriminatório de qualquer tipo”, afirmou a Mercedes, em comunicado divulgado pelo Twitter. “Juntos, compartilhamos uma visão para um automobilismo diverso e inclusivo, e este incidente sublinha a importância fundamental de continuar a lutar por um futuro mais brilhante”, conclui o posicionamento da Mercedes.

Nelson Piquet ainda não se posicionou sobre as falas.


Comentários