Funcionários da Ford realizam protesto em frente a Alba nesta quarta-feira (13)

Protesto é o segundo desde que montadora comunicou o fim das atividades da fabrica

[Funcionários da Ford realizam protesto em frente a Alba nesta quarta-feira (13)]

FOTO: Reprodução/G1/TV Bahia

Funcionários da Ford na Bahia iniciaram mais um protesto, na manhã dessa quarta-feira (13) no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O ato é contra encerramento das atividades da montadora no Brasil. Os trabalhadores da fábrica de Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador, estão no estacionamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Júlio Bonfim, e outros diretores da entidade foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP), além de outros seis deputados e estaduais e um federal. No encontro discutida criação de comissão de debutados para acompanhar e buscar soluções para a a saída da fábrica. Do lado de fora, os manifestantes se revezam em discursos, em cima de um mini trio elétrico. 

Na manhã de terça-feira (12), um protesto já havia sido realizado, em frente a fábrica de Camaçari. Na ocasião, o presidente do sindicato afirmou que o fechamento da Ford causará a perda de emprego de 12 mil trabalhadores diretos e mais de 60 mil indiretos. No entanto, a Ford alega que serão cinco mil empregos afetados. "São 12 mil trabalhadores diretos, e para cada trabalhador direto demitido, são cinco trabalhadores indiretos. Estou falando de quase 60 mil trabalhadores indiretos que perdem seus empregos e 12 mil diretos. São 72 mil trabalhadores", disse Júlio Bonfim.


Comentários