Golpe de roubo de dados bancários cresce em 2,5 vezes no primeiro trimestre do ano

O Brasil é um dos países mais afetados pelos golpes

[Golpe de roubo de dados bancários cresce em 2,5 vezes no primeiro trimestre do ano]

FOTO: Divulgação | TechTudo

Um relatório divulgado na sexta-feira (29), pela agência de cibersegurança Kaspersky aponta que os golpes de roubo de dados bancários cresceu em 2,5 vezes em todo o mundo no primeiro trimestre deste ano. Segundo a empresa, uma das principais motivações para o aumento dos golpes se dá pelo crescimento dos serviços bancários digitais na pandemia.

Os dados revelam que foram detectados 42.115 arquivos de trojan bancários, um tipo de software capaz de roubar dados bancários dos usuários, nos três primeiros meses do ano, considerado o maior número de casos nos últimos 18 meses. Entre os países com maior número de ataques de malware bancário estão o Japão, Espanha, Itália e Brasil.

De acordo com a empresa, a maioria dos golpes são realizados através de ataques 'phishing', em que os invasores enviam links maliciosos para os usuários por meio de aplicativos de mensagem como o WhatsApp ou via mensagem de texto (SMS). A partir disso, o invasor consegue ter acesso a contas bancárias ou cartões de crédito cadastrados no celular da pessoa.

Para evitar cair nos golpes, a empresa recomenda que o usuário evite baixar aplicativos fora da loja virtual oficial dos aparelhos, como o Google Play Store ou pela App Store, ter atenção ao receber um link suspeito pelos bancos e entrar em contato com as agências antes de acessar algum tipo de página suspeita.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!