Governo Federal lança novo modelo de passaporte com tecnologia antifraude

Primeira remessa da nova carteira de identidade também foi entregue nesta segunda (27)

[Governo Federal lança novo modelo de passaporte com tecnologia antifraude]

FOTO: Divulgação / Itamaraty

Um novo modelo de passaporte e a primeira remessa da nova Carteira de Identidade Nacional foram entregues nesta segunda-feira (27), pelo presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto.  

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a capa do passaporte tem uma nova estilização da bandeira do Brasil e há um aumento dos números de marcas d’água. Além da tecnologia antifraude. 

"Outra novidade do novo modelo são os fundos invisíveis fluorescentes. Antes, apenas o número da página variava sob exposição UV. A nova versão apresenta sete composições diferentes. A página de identificação também foi atualizada, apresentando uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada por dados biométricos do portador. Essas informações são protegidas por um laminado de segurança", disse Torres.

A validade permanecerá de dez anos e o documento começará a ser produzido pela Casa da Moeda em setembro. O valor cobrado pelo passaporte continua de R$ 257,25.


Nova identidade
A nova carteira de identidade, que foi lançada em fevereiro deste ano, vai substituir o Registro Geral e o número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) vai servir como identificação única dos cidadãos. 

O documento começou a valer em 1º de março deste ano, mas segue o prazo de um ano para implementação da mudança. A troca para o novo documento será gradativa, e a emissão continuará gratuita na primeira via. 

A validade será de cinco anos para crianças com até 11 anos de idade; dez anos para pessoas com idade de 12 anos completos a 59 anos; e indeterminada para pessoas com idade a partir de 60 anos. Com o documento em mãos, o cidadão poderá ter acesso ao o modelo virtual da carteira pelo aplicativo gov.br.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!