/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Governo lança medidas de estimulo a economia nesta terça-feira (25)

Notícias
Economia

Governo lança medidas de estimulo a economia nesta terça-feira (25)

Entre as iniciativas estão o Renda Brasil e a Carteira Verde Amarela

Por Da Redação
Governo lança medidas de estimulo a economia nesta terça-feira (25)
Foto: Reprodução/Agência Brasil

O governo prepara para esta terça-feira (25) o anúncio de uma série de medidas sociais e econômicas denominado de Plano Pró-Brasil, que vai ser lançado um evento no Palácio do Planalto. O objetivo é estimular a economia no pós-coronavírus, criar um programa social com a marca desta gestão e tentar dar um tom de harmonia entre os ministros que travaram uma guerra por recursos nas últimas semanas. 

Por escolha do próprio governo, o Pró-Brasil foi ramificando entre dois eixos (Ordem e Progresso), para contemplar tanto os investimentos desejados pela ala desenvolvimentista do governo quanto as preocupações de sustentabilidade fiscal e desburocratização da equipe econômica. A ideia do presidente Jair Bolsonaro, que deu aval a esse novo plano e vai coordenar o anúncio, é criar uma “união Pró-Brasil”.

O Eixo Ordem vai contemplar ações de melhoria do ambiente de negócios, redução do custo-Brasil e desburocratização do Estado que podem incentivar os investimentos privados. O que inclui a reforma administrativa, a lei de falências, a digitalização dos serviços públicos e a entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), além de medidas de sustentabilidade que vão tentar aplacar as críticas sobre a gestão ambiental do governo, sobretudo no que diz respeito às queimadas na Amazônia.

No Eixo Progresso, a ideia é destravar e concluir obras públicas de infraestrutura, que possam estimular a retomada econômica, gerar emprego e, sobretudo, ser entregues antes das eleições de 2022, de um lado. E, do outro, avançar com a agenda de privatizações e concessões.

Nesse ponto, a expectativa é de fazer mais de 160 leilões e privatizações, com o intuito de arrecadar cerca de R$ 1 trilhão em 10 anos. Entre as quais, a desestatização dos Correios, que avançou nos últimos dias com a contratação do estudo de viabilidade pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Social e Econômico). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102