Governo Lula proíbe armas de cano longo semiautomáticas a civis

Veto às armas longas semiautomáticas foi dado em uma portaria publicada em novembro

[Governo Lula proíbe armas de cano longo semiautomáticas a civis]

FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou atrás e proibiu o acesso a armas de cano longo semiautomáticas, como rifles e carabinas, por parte de civis. O veto às armas longas semiautomáticas foi dado em uma portaria conjunto do Exército e da Polícia Federal (PF) publicada em novembro.

Armas semiautomáticas são aquelas em que o atirador não precisa executar nenhuma ação entre os disparos. Cada vez que o gatilho é pressionado, um projétil é lançado e outra munição é preparada automaticamente para o próximo disparo. No Brasil, armas automáticas, que disparam rajadas de tiros, são restritas e proibidas para civis.

"Pode-se afirmar que todas as armas de fogo portáteis, longas, de alma raiada, semiautomáticas são de uso restrito, independentemente do calibre, sem aumentar as restrições já estabelecidas no decreto", disse a PF, em nota.

Rifles e carabinas de repetição manual, aquelas em que o atirador precisa, manualmente, acionar um mecanismo para preparar o próximo disparo, não entram na nova regra.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Garoto estilista, de 8 anos, diz que foi Gucci na vida passada! ]

O garoto criou para a estrela de Hollywood Sharon Stone uma peça que ele chamou de "O casaco voador Shmarshmallow"

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!