Gripe aviária: cinco mil aves morreram em uma reserva de Israel

Centenas de milhares de galinhas e perus estão sendo sacrificados no país

[Gripe aviária: cinco mil aves morreram em uma reserva de Israel ]

FOTO: Israel Nature and Parks Authority

Dezenas de milhares de aves estão sendo sacrificadas em Israel, na tentativa de conter um sério surto de gripe aviária. Mais de 5 mil grupos migratórios já morreram na Reserva Natural de Hula, no que o ministro do Meio Ambiente, Tamar Zandberg, chamou de "o pior golpe para a vida selvagem" na história de Israel. Os fazendeiros locais também foram forçados a abater meio milhão de galinhas, gerando temores de uma possível escassez de ovos. 

Até o momento,  nenhuma transmissão do vírus A (H5N1) para humanos foi relatada. Na última segunda-feira (27), o primeiro-ministro Naftali Bennett se encontrou com especialistas para discutir os esforços para evitar que isso aconteça. Pessoas que estiveram em contato próximo com aves infectadas estão recebendo tratamento preventivo.

Embora a transmissão de pássaros para humanos seja um evento raro, a morte de 456 pessoas infectadas com o vírus foi relatada em todo o mundo desde 2003, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os vírus da gripe aviária ocorrem naturalmente em aves aquáticas migratórias, que tendem a não desenvolver sintomas. As aves domésticas são muito mais suscetíveis e, uma vez que o vírus seja encontrado em grupos comerciais ou domésticos, recomenda-se o abate rápido de todas as aves que possam estar infectadas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!