Herman Miller celebra 100 anos de história: Relembre dez peças icônicas de umas das principais marcas de design do mundo!

Aos detalhes...

[Herman Miller celebra 100 anos de história: Relembre dez peças icônicas de umas das principais marcas de design do mundo! ]

FOTO: Divulgação Assessoria

Quando o tema é design original, os produtos da Herman Miller são sempre lembrados, afinal,  por ser referência em mobiliário moderno com design inovador. Ao longo dos anos, a empresa apresentou ao mercado peças que se tornaram clássicos e são assinadas em parceria com renomados designers como George Nelson, Charles e Ray Eames, Alexander Girard, Isamu Noguchi, Yvés Béhar, dentre outros. 

No ano em que a marca celebra o seu centenário, relembre alguns dos seus mobiliários icônicos e que revolucionaram a indústria: 

Eames Lounge Chair
Lançada em 1956, a Lounge Chair e Otomana Eames têm suas origens nas pesquisas de Charles e Ray com a moldagem de madeira compensada e o desejo de melhorar um acessório familiar em muitas salas de estar: a poltrona. Usando a cadeira club inglesa como inspiração, Charles disse que buscou projetar uma versão moderna da cadeira, que tivesse "a aparência calorosa e receptiva como a de uma luva de beisebol bem usada".Até hoje essa peça continua a oferecer conforto e estilo para interiores em todos os lugares. 

Hang-it-all
Ainda notável pela sua excentricidade, o Hang-It-All também é apreciado por ser uma obra de arte útil. Charles e Ray Eames elevaram o cabideiro de cada dia a algo criativo e divertido. Primeiramente criado com ganchos multicoloridos e uma moldura branca de arame, a oferta de material e cores se expandiu. Em 2023 o Hang-It-All recebeu uma atualização, nas cores amarelo e verde menta, em parceria com a HAY, se motrando um clássico que está sempre em alta.

Cadeira Aeron 
Ergonômica em sua essência, a Aeron foi projetada para aceitar vários biotipos graças à vasta pesquisa feita pelos designers Bill Stumpf e Don Chadwick, há quase 30 anos. Seu lançamento foi pioneiro no mercado de móveis de escritório, e antes de ter sido lançada já estava na coleção permanete do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York. É até hoje a cadeira mais vendida do mundo, graças às pesquisas modernas e à inovação de materiais, incluindo a adição de plásticos que terminariam nos oceanos à composição da cadeira. 

Cadeira Eames Molded Plywood
Com um olhar é possível dizer que é dos Eames. A moldagem de placas finas de madeira em formas levemente curvas confere à cadeira uma aparência leve e convidativa. Os designers Charles e Ray Eames estabeleceram sua relação longa e lendária com a Herman Miller em 1946. A integridade estética, o encanto duradouro e o conforto das cadeiras proporcionaram o reconhecimento da revista Time como Melhor Design do Século XX, e foram, recentemente, relançadas em duas novas cores para a HAY Collection.

Mesa Noguchi Rudder
A mesa Noguchi Rudder é uma superfície e uma escultura. Sua composição assimétrica, no entanto equilibrada, une a natureza com a indústria e a beleza com a funcionalidade. A forma do seu tampo de madeira e a combinação dos pés de metal e madeira são fiéis ao projeto original de Noguchi. Dois pés sutis de metal curvados sugerem que o tampo repousa sobre o pé em forma de leme, dando leveza visual e graça para o todo.

Sofá Nelson Marshmallow
George Nelson e Irving Harper, um jovem designer que trabalhava na empresa de design de Nelson, foram abordados por um inventor que havia criado um disco de plástico injetável, sobre o qual insistia que poderia ser produzido de forma barata e que seria durável. Os designers deram uma olhada e dispuseram 18 deles em uma estrutura de aço. Essa é a origem do icônico sofá Marshmallow.

  

Banqueta Capelli
Apesar de a palavra “capelli” significar “cabelo” em italiano, as mãos cruzadas da designer Carol Catalano foram a inspiração para a engenhosa construção da banqueta Capelli. De forma muito parecida com o modo como os dedos se entrelaçam, dois componentes idênticos de madeira compensada travam no lugar, sem o uso de ferramentas ou elementos de fixação.

  

Banco Nelson Platform
O Banco Plataforma Nelson foi lançado originalmente em 1947 e apresenta estética agradável e funcionalidade óbvia, ou seja, um lugar para sentar-se, não importa o ambiente, justamente como George Nelson imaginou. Nelson já era arquiteto antes de se tornar um designer, por isso as linhas retilíneas do banco refletem sua sensibilidade arquitetônica, além da sua insistência em imprimir no design uma característica visual clara sobre a finalidade da peça. 

Cadeiras Eames
Uma afirmação famosa de Charles Eames é “O papel do designer é o de um anfitrião muito bom e cuidadoso que antecipa as necessidades de seus convidados”. Com as cadeiras de plástico moldado, hoje ja feita com materiais 100% sustentaveis que aparentam fibra de vidro e de madeira inteiriças, além da cadeira de arame, o casal Eames criou em 1948 uma resposta universal para o quehoje ja feita com materiais 100% sustentaveis que aparentam fibra de vidro todos desejam em uma cadeira: forma simples e graciosa que se adapta a qualquer corpo, em todos os lugares.

Luminárias Nelson Bubble
Com design de George Nelson de 1952, estas luminárias são formadas a partir de uma armação de aço resistente e leve, e contam também com uma qualidade delicada e flutuante, sejam penduradas no teto, montadas na parede ou colocadas na mesa ou no chão.

Sobre a Herman Miller
Desde 1905, o design de mobiliário inspirador da Herman Miller, suas inovações tecnológicas e seus serviços estratégicos ajudam as pessoas a fazerem grandes coisas e as organizações a executarem o seu melhor. O showroom da marca está localizado no bairro Vila Nova Conceição em São Paulo e funciona de segunda a sexta das 9:00 às 18:00 e aos sábados, das 10h às 14h. Confira mais informações no site https://store.hermanmiller.com.br.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Polícia indicia 3 pessoas pela morte de advogado próximo à sede da OAB-RJ]

A investigação aponta que os três, que já estão presos, participaram do monitoramento do advogado e se encontraram antes e depois do crime

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!