IBGE aponta que desemprego voltou a crescer na segunda semana de setembro

Mais de 28 milhões de brasileiros seguem na informalidade

[IBGE aponta que desemprego voltou a crescer na segunda semana de setembro]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O desemprego diante da pandemia voltou a crescer na segunda semana de setembro depois de ter tido ligeira queda na semana anterior. Dados divulgados nesta sexta-feira (2), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que em uma semana aumentou em cerca de 500 mil o número de brasileiros em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. 

Percentualmente, a alta foi de 3,8%, o que é considerado pelo IBGE como uma estabilidade estatística. A taxa de desemprego, no entanto, passou de 13,8% para 14,1% no período. Também aumentou em cerca de 300 mil o número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho, uma alta de apenas 0,3% em uma semana, o que também é tratado como estabilidade pelo IBGE.

“A população ocupada permaneceu estável, em 82,6 milhões de pessoas, após ter apresentado variações positivas nas últimas três semanas. A população desocupada também ficou estável”, enfatizou a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira.

Informalidade

O número de trabalhadores informais no país foi estimado em 28,3 milhões na segunda semana de setembro, uma queda de aproximadamente 100 mil pessoas em uma semana, o que representa uma queda de 0,4%, considerada uma estabilidade estatística. 

Com isso, a taxa de informalidade passou de 34,6% para 34,3%. A queda ocorreu após o contingente de trabalhadores informais ter avançado em cerca de 560 mil pessoas na passagem de agosto para setembro.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Hamas exige fim da guerra em Gaza para aceitar acordo com Israel]

Representantes do grupo terrorista e do governo israelense retomaram negociações para chegar a um cessar-fogo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!