Imigrantes nigerianos sobrevivem a viagem de 11 dias sentados em leme de navio para chegar às Ilhas Canárias

Guarda costeira espanhola resgatou as pessoas, que foram atendidas pelo serviço de saúde local

[Imigrantes nigerianos sobrevivem a viagem de 11 dias sentados em leme de navio para chegar às Ilhas Canárias]

FOTO: SALVAMENTO MARÍTIMO/Twitter

Após viajarem por 11 dias agachados sobre a pá do leme de um navio cargueiro, três imigrantes foram resgatados nas Ilhas Canárias e devem ser enviados de volta a seus países de origem sob a lei de clandestinidade. Informação foi passada por um porta-voz da polícia da Espanha à agência de notícias Reuters nessa terça-feira (29).

Em uma foto divulgada pela guarda costeira do país ibérico no Twitter, os três migrantes aparecem equilibrados, logo acima da linha d'água, sobre a pá do leme do navio Alithini 2. Com 183 metros, a embarcação chegou a Las Palmas, nas Ilhas Canárias, depois de partir em 17 de novembro de Lagos, na Nigéria.

Após o resgate, eles receberam tratamento médico. De acordo com os serviços de emergência da ilha e a Cruz Vermelha, os migrantes apresentavam desidratação moderada e hipotermia —um deles estava em estado mais grave e teve que ser levado a um hospital.

O incidente abriu uma disputa entre autoridades. Um porta-voz da polícia das Ilhas Canárias afirmou que cabia ao operador do navio zelar pela situação, fornecendo aos refugiados alojamento temporário. Eles também teriam a responsabilidade de devolvê-los aos países de origem o mais rapidamente possível.

A embarcação Alithini 2, propriedade da Gardenia Shiptrade, é tutelada pela Administração de Navios Astra, sediada na Grécia, de acordo com o banco de dados de navios Equasis.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!