"Inadmissível o que o reitor da UFBA está fazendo", diz ACM Neto

João Carlos Salles ingressou com uma ação junto ao TRF para impedir o atendimento de pacientes com Covid-19 na unidade

[

O prefeito ACM Neto revelou na manhã dessa sexta-feira (3), a dificuldade que a prefeitura de Salvador vem enfrentando ao tentar ampliar a rede de atendimento à Covid-19.

Em junho, o chefe do Executivo municipal havia anunciado uma parceria com o Hospital Salvador, no bairro da Federação.

O Hospital Salvador passaria a atender casos de Covid-19 a partir do dia 13, com dez leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com respiradores, além de receber mais 20 respiradores da Prefeitura da capital baiana, o que não foi possível, graças a uma ação movida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

De acordo com o prefeito ACM Neto, o reitor da UFBA, João Carlos Salles, ingressou com uma ação junto ao Tribunal Regional Federal para impedir o atendimento de pacientes com Covid-19 na unidade.

No Hospital Salvador funciona à maternidade Climério de Oliveira. O governador da Bahia, Rui Costa, já havia feito o pedido para mover os pacientes que estavam no Hospital Salvador para o Hospital Universitário Professor Edgar Santos, que é da Ufba e conhecido como Hospital das Clínicas. A medida seria implementada para que a unidade médica localizada na Federação fosse exclusiva para pacientes do Covid-19.

Na época, o gestor da UFBA chegou a afirmar que a UTI neonatal funcionava como referência e oferecia de referencia tratamento a gestantes de alto risco. E que não se trocavam vidas por vidas.  Há duas semana o Farol da Bahia noticiou que o mesmo hospital tinha 123 funcionários infectados pela Covid-19.

O reitor da Ufba disse ainda que ofereceu, como uma alternativa, o oferecimento de leitos do hospital universitário para o tratamento.

Ontem , por ocasião das comemorações da data Magna da Bahia, 2 de Julho, símbolo da luta do povo baiano pela liberdade e contra a tirania, a UFBA completou 74 anos de existência e o Farol da Bahia teve acesso a uma carta aberta destinada ao Reitor da UFBA, na qual se cobra uma rápida resolução por uma consulta à Comunidade do Hospital das Clínicas ocorrida em 2018. Já transcorrido  tanto tempo, o Reitor mantém o Diretor do Hospital no cargo, a despeito de tantas notícias negativas .


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!