Ingerir líquidos traz benefícios para tratamento e prevenção de gripe, afirma nutricionista

Além de auxiliar, direta e indiretamente no tratamento da gripe, ainda auxilia na prevenção

[Ingerir líquidos traz benefícios para tratamento e prevenção de gripe, afirma nutricionista ]

FOTO: Reprodução

Apesar de pouco conhecido, só o fato de hidratar o corpo corretamente diminui bastante o contágio e os sintomas da temida gripe, que nessa época do ano assola pelo país inteiro. A nutricionista e gerente cientifica, Patrícia Ruffo, afirma que o liquido, na verdade, umedece as mucosas e isso consequentemente melhora o desempenho dos "filtros" que estão no nariz, boca e olhos, impedindo assim a entrada do vírus. 

“Nós temos que beber bastante líquido sempre, estando saudável ou doente. Pra um adulto cerca de 2 litros por dia e uma criança, em média 1 litro e meio. Lembrando que o liquido não é somente encontrado na água, mas também em diversos alimentos como frutas e raízes, salve engano os líquidos açucarados que não trazem nada de bom para o organismo, como sucos de caixa, refrigerantes, etc ”, pontua.

Na casa da aposentada Anna Gloria Alves, de 96 anos, beber água é tática para evitar a gripe, mesmo após tomar a vacina. "Tentamos fazer com que ela fique bebendo água o tempo todo. O processo não trás muito esforço pois ela sempre está com uma garrafinha ao lado do leito e quando acaba, sempre pede para repor” comenta Edna, filha da aposentada.

A nutricionista ainda ressalta a importância da ingestão durante o tratamento da doença. "Quando estamos gripados geralmente perdemos bastante líquido através das secreções, febre, diarreia e dos vômitos. Com tudo isso vêm a desidratação, que agrava o quadro da doença e traz complicações drásticas para o perfeito funcionamento do corpo. Por isso, é muito importante a reposição desse déficit para que o organismo volte as funções normais e se recupere mais rápido", afirma. 


Comentários