/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

INSS terá prova de vida pelo celular

Notícias
Brasil

INSS terá prova de vida pelo celular

O procedimento irá dispensar o beneficiário do comparecimento às agências bancárias e da Previdência Social

Por Da Redação
INSS terá prova de vida pelo celular
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Em meados de agosto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançará o projeto piloto para realização de prova de vida pelo aplicativo Meu INSS, por meio de biometria. De acordo com a reportagem do jornal Agora São Paulo, o procedimento irá dispensar o beneficiário do comparecimento às agências bancárias e da Previdência Social.

Em entrevista ao EXTRA, o diretor de Atendimento do INSS, Castro Júnior, informou que a prova de vida será o 91º serviço do órgão a ser automatizado, e que haverá dois projetos pilotos. “Um dos pilotos será em parceria com a Dataprev. Serão escolhidos mil segurados de dez municípios em diversas regiões do país para a biometria que será feita com a digital, no aplicativo do Meu INSS. Outro piloto é com biometria facial. O segurado irá gravar um vídeo no aplicativo de cerca de dois segundos, falando uma palavra, e a ferramenta irá buscar na base de dados e identificar se você é você mesmo”, explicou Castro.

Com relação às possíveis fraudes utilizando a biometria, Castro Júnior acredita que a evolução tecnológica possibilitou que os sistemas estejam mais seguros atualmente. “O processo de biometria evoluiu muito nos últimos anos. Antigamente a pessoa conseguia com um dedo de silicone simular uma impressão digital. Hoje em dia os dispositivos identificam se o dedo é real ou não. Além disso, a prova de vida facial percebe se o rosto tem movimento, se é realmente a pessoa que está falando”, pontua.

Ainda segundo Castro, existem trabalhos em andamento no INSS para garantir mais segurança aos processos. No entanto, ele recomenda que os segurados também evitem fornecer seus dados a estranhos, inclusive aqueles que se identifiquem como sendo funcionários do instituto. “O INSS jamais entra em contato com os segurados pelo WhatsApp, por exemplo. É importante que as pessoas busquem sempre o Meu INSS ou os próprios bancos para realizar procedimentos ou tirar dúvidas. O ideal é sempre buscar um parceiro oficial, que é mais seguro”, alertou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102