Irã pede que Estados Unidos seja excluído da Copa do Mundo

Federação exibiu temporariamente a bandeira nacional do Irã em suas contas oficiais sem o emblema da República Islâmica

[Irã pede que Estados Unidos seja excluído da Copa do Mundo]

FOTO: Reprodução/Twitter

A mídia estatal do Irã pediu no domingo (27) que os Estados Unidos sejam expulsos da Copa do Mundo de futebol por causa de postagens nas redes sociais que a federação alegou ter "desrespeitado" a bandeira do Irã.

A federação exibiu temporariamente a bandeira nacional do Irã em suas contas oficiais do Twitter, Instagram e Facebook sem o emblema da República Islâmica.  Irã e Estados Unidos se enfrentam nesta terça-feira (28) em partida crucial do Grupo B.

Um porta-voz do U.S.Soccer disse que a decisão de usar uma bandeira iraniana sem o emblema oficial do país e duas linhas de escrita islâmica em postagens no Twitter e no Instagram foi intencional e pretendia mostrar apoio às mulheres do Irã - um aceno aos protestos que agitou o Irã em casa e acompanhou sua seleção até a Copa do Mundo no Catar.

O Irã condenou a decisão de usar uma bandeira incorreta, que, segundo ele, violava os estatutos da Fifa, o órgão regulador global do futebol mundial.

“Respeitar a bandeira de uma nação é uma prática internacional aceita que todas as outras nações devem imitar”, disse Safia Allah Faghanpour, consultora jurídica da federação de futebol do Irã, em comentários divulgados por uma agência de notícias estatal semioficial do Irã. “A ação conduzida em relação à bandeira iraniana é antiética e contra o direito internacional.”


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[É possível regular internet e manter liberdade de expressão, diz subsecretária da ONU]

Fleming vem ao Brasil na semana que vem para participar do evento paralelo ao G20

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!