/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Janeiro Branco: O mundo pede saúde mental!

Notícias
Saúde

Janeiro Branco: O mundo pede saúde mental!

Campanha chama a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional

Por Da Redação
Janeiro Branco: O mundo pede saúde mental!
Foto: Reprodução

Em 2022, a campanha Janeiro Branco traz o tema “O mundo pede saúde mental”. O objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Para os organizadores, uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da saúde mental no mundo.

A campanha é realizada no primeiro mês do ano porque em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

Problemas de saúde mental têm se tornado cada vez mais comuns em todo o mundo. A ansiedade, por exemplo, atinge mais de 260 milhões de pessoas. O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E não para por aí. Novos dados mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão.  

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos. Os dados também apontam que metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada. Entre os transtornos, a depressão se destaca como uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes.

A promoção e prevenção dos transtornos são fundamentais para ajudar as pessoas que são acometidas pelas doenças mentais. A prevenção começa com o conhecimento e compreensão dos primeiros sinais e sintomas de alerta da doença mental.

Além disso, é necessário cultivar hábitos que tragam saúde e bem estar como, adoção de padrões de sono saudáveis, exercícios físico regulares, desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e resolução de problemas, medidas para lidar com as emoções, apoio da família, escola e comunidade e intervenções psicológicas para ampliar o acesso à ajuda específica.

O Janeiro Branco promove palestras, palestras-relâmpago, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares nos quais as pessoas se encontram: ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, prefeituras etc. Em janeiro de 2022, por causa da pandemia do Covid-19, a Campanha priorizará espaços abertos e meios online. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102