Jorge Zárath lança na capital baiana "movimento de Salsabaiana"

O movimento acontecerá no Coliseu do Forró

[Jorge Zárath lança na capital baiana

FOTO: Divulgação

Não precisa entender de ritmos musicais dançantes para saber que a combinação entre rumba, mambo, merengue e ijexá renderia uma festa de suar a camisa até o dia clarear. Mas o que poderia ser apenas um convite à dança já ganhou nome, Salsabaiana, e também uma banda, formada por nove músicos, e comandada pelo compositor “uruguaio-baiano” Jorge Zárath. A estreia será na próxima quinta-feira (04), às 20h, no Coliseu do Forró, com a participação do grupo Filhos de Jorge.

O encontro foi batizado de “Salsabaiana com Jorge Zárath e Convidados” e traz a proposta calorosa e inédita de mesclar ritmos latinos com a sonoridade da música baiana. Nesta primeira temporada, acontece todas as quintas-feiras de julho, sempre com convidados que dialogam com essa mistura rítmica que inspira o evento. Estão previstas participações de Denny Denan, Jau, Tatau, Tenison Del Rey e Luiz Caldas.

No repertório, músicas conhecidas ganham releituras à moda da Salsabaiana, propondo um movimento musical e dançante que valoriza a criação artística local ao tempo que convida o público a dançar embalado pelo melhor dos ritmos caribenhos em uma versão bem original. “Estamos fazendo releituras para canções de sucesso da Bahia com arranjos que combinam a sonoridade percussiva da música de Salvador com claves do mambo, do son, da rumba e do merengue” explica Jorge Zárath.

Segundo o compositor, o conceito de Salsabaiana foi gestado a partir do lançamento do seu clipe “Meu Coração Pula”, no último mês de janeiro, que traz Carlinhos Brown como convidado. A canção é uma versão de Zárath para a música El cuarto de Tula(Sérgio Siaba), imortalizada no filme “Buena Vista Social Club” e combina o samba reggae genuinamente baiano com ritmos caribenhos. “Desde então, os músicos que encabeçaram, há 20 anos, o movimento da Salsalitro vêm me pedindo para trazer a salsa de volta, mas dessa vez com uma roupagem local”.

A direção musical da banda que comanda os encontros é, inclusive, do mesmo músico que esteve à frente na direção da Salsalitro, o maestro Reudes Nogueira. Confirmada a presença também, nas pistas de dança, do dançarino e coreógrafo de reconhecimento mundial Jorge Silva, que nos encontros da Salsalitro ficava infiltrado na plateia ensinando coreografias, modelo que será reeditado na Salsabaiana.

“A Salsalitro Influenciou fortemente toda uma geração de músicos, principalmente percussionistas e sopros, que despertaram para a necessidade de pesquisar e estudar as particularidades rítmicas da música caribenha e suas possibilidades junto à música baiana. Isso sem falar dos encontros que lotavam às terças-feiras o Rock In Rio Café”, relembra Zárath.

A diferença, segundo o músico, é que agora a salsa chega misturada com outras referências musicais, com direito a canções que estão sendo criadas por artistas baianos já dentro dessa mescla. Duas delas são Baybinha e Mariquita, ambas  parcerias de Zárath com Carlinhos Brown. Entre os compositores do movimento Salsabaiana também estão Tenison Del Rey e Gerson Guimarães. 

“Também teremos músicas tradicionais e modernas da salsa, mas sempre com essa leitura da sonoridade daqui, e eu estou muito feliz porque essa é a música que traz a minha verdade e a minha identidade, eu sou isso, essa mistura da Bahia com o restante da América Latina, que resulta numa potente fusão rítmica”.

SERVIÇO

Show: “SALSABAIANA com Jorge Zárath e convidados

Data: Quinta-feira (4 de julho) - Estréia

Local: Coliseu do Forró -  Praça Colombo, 80, Rio Vermelho

Horário: 21h

Ingressos: R$ 30 

Lista amiga: R$ 20

Reservas e lista: 99218-8758

Classificação: 18 anos


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!