Justiça condena à prisão dois brasileiros ligados à máfia japonesa

Dupla foi considerada culpada pelos crimes de extorsão mediante sequestro e homicídio

[Justiça condena à prisão dois brasileiros ligados à máfia japonesa]

FOTO: Divulgação/Justiça Federal

Após um pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal de São Paulo condenou a 30 anos de prisão dois brasileiros ligados à máfia japonesa, chamada Yakuza. Os dois cidadãos foram condenados pelos crimes de extorsão mediante sequestro e homicídio. O caso ocorreu em Nagoya, no Japão.

O empresário Harumi Inagaki foi sequestrado na noite de 1º de setembro de 2001. Sob o comando de um comparsa japonês, eles atacaram a vítima na frente de sua casa, desferindo diversos golpes na tentativa de colocá-la no porta-malas de um veículo. Diante da resistência de Inagaki, o coordenador do sequestro sacou uma pistola e efetuou disparos contra ele. A mulher dele, que presenciou a abordagem e tentou gritar por socorro, também foi baleada, mas sobreviveu.

De acordo com a juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal Criminal, a materialidade e autoria do crime foram comprovadas segundo as provas obtidas pela polícia japonesa, depoimento das testemunhas, interrogatório dos réus, laudos periciais e filmagens. Os dois foram julgados no Brasil porque fugiram para cá. O MPF os denunciou atendendo a um pedido feito pelo Japão.

A condenação aconteceu no dia 24 do mês passado. Ao analisar o caso, a juíza salientou que os depoimentos colhidos na instrução, por meio de carta rogatória, e os prestados à polícia japonesa comprovam que os brasileiros foram aliciados a participar do crime pela máfia, com a promessa de recompensa financeira, e com o pleno conhecimento de que iriam participar de uma ação contra um empresário. Eles usaram roupas e equipamentos de trabalhadores da construção civil na participação do crime. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[CBF oficializa a participação da Seleção Brasileira sub-15 na Copa 2 de Julho 2024]

Tradicional competição baiana recebe equipe canarinho em sua sexta participação no torneio

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!