Justiça federal dos EUA avalia recursos sobre visto e uso de drogas do príncipe Harry

Fundação conservadora questiona o fato de Harry ter conseguido entrar nos EUA após ter admitido usar drogas

[Justiça federal dos EUA avalia recursos sobre visto e uso de drogas do príncipe Harry]

FOTO: Reprodução/YouTube

Uma associação conservadora acionou, na terça-feira (6), a Justiça federal dos Estados Unidos para que determine a divulgação dos registros de imigração do príncipe Harry, a quem foi concedido um visto apesar de ele ter confirmado que consumiu drogas no país.  

Os advogados da Heritage Foundation, com sede em Washington, solicitam ao Departamento de Segurança Nacional (DHS, na sigla em inglês) a entrega dos registros em virtude da Lei de Liberdade de Informação (FOIA).

A fundação, que é amparada nas leis de liberdade de informação, solicita os registros de imigração do príncipe, que se mudou para a Califórnia com sua esposa americana, Meghan Markle. 

O filho caçula do rei Charles III "admitiu publicamente [...] uma série de crimes envolvendo drogas nos Estados Unidos e no exterior. A lei americana normalmente desautoriza essas pessoas a entrar no país", diz o recurso da fundação, bastante influente nos círculos jurídicos conservadores.

O trecho em que afirma teve como base o livro de memórias de Harry, publicado em janeiro deste ano, no qual admite ter consumido maconha, drogas psicotrópicas e cocaína no Reino Unido, Lesoto e Estados Unidos.

Em 2002, "na casa de campo de alguém, durante um fim de semana de caçada, me ofereceram uma carreira [de cocaína], e usei mais algumas vezes desde então", escreveu Harry em "O que sobra", livro no qual também relata ter consumido cogumelos alucinógenos em uma festa em Los Angeles em 2016.

"As drogas psicodélicas também me fizeram bem. Usei por diversão durante vários anos [...] e depois com fins terapêuticos e medicinais", acrescentou, ao descrever a si mesmo como um jovem "infeliz" disposto a provar qualquer coisa para "mudar o status quo".

Concretamente, a fundação quer ter acesso ao questionário que é preciso preencher para entrar nos Estados Unidos, no qual cada solicitante deve dizer se já consumiu drogas alguma vez.

O DHS tem até o dia 13 de junho para apresentar uma resposta ao pedido sobre os registros do príncipe. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!