/

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Justiça Federal nega pedidos de tetranetos de Tiradentes para receber pensão vitalícia

Notícias
Bahia

Justiça Federal nega pedidos de tetranetos de Tiradentes para receber pensão vitalícia

Descendentes alegavam que outros familiares, com o mesmo grau de parentesco, tiveram direito a benefício

Por Da Redação
Justiça Federal nega pedidos de tetranetos de Tiradentes para receber pensão vitalícia
Foto: Divulgação/TRF1

Seis tetranetos de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, tiveram um pedido de pensão especial negado pela 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região  (TRF-1). Em decisão unânime, o requerimento no valor de R$ 200 foi julgado como improcedente. O julgamento aconteceu em dezembro do ano passado. Na decisão, o Tribunal considerou que não cabe ao Judiciário decidir quem deve receber honrarias, já que essa é uma decisão atribuída apenas ao Poder Executivo.

Membros da quinta geração de Tiradentes, os familiares solicitaram a pensão mensal vitalícia depois que uma mulher com o mesmo grau de parentesco, também tetraneta de Tiradentes, teve o benefício concedido por meio da Lei nº 9.255/96. O desembargador federal João Luiz de Souza, relator do processo, explicou que benefícios como esse têm critérios políticos, a fim de enaltecer figuras reconhecidas pelo Estado como dignas de receber honras.

Aberto em 2010, o processo tramitava na justiça há mais de uma década. À época do pedido, o valor da pensão representava quase 40% do salário mínimo, que correspondia a R$ 510,00. O advogado Bruno Torres dos Santos, representante dos tetranetos, justificou que a família era bastante carente.

Tiradentes

Tiradentes se tornou o símbolo da Inconfidência Mineira, movimento que defendia a independência do Brasil do regime colonial português e a criação da república. O plano foi descoberto pelo governo português e Tiradentes foi julgado e enforcado publicamente, em 1972.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102