Laboratório de exame portátil é desenvolvido por pesquisadores da Unesp

Startup recebeu aporte milionário para desenvolver o aparelho

[Laboratório de exame portátil é desenvolvido por pesquisadores da Unesp]

FOTO: Reprodução

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos diagnósticos, simplificar e baratear os exames que um  um pesquisador do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, em São Paulo, desenvolveu um biossensor que pode fazer diversas medições por meio de uma gota de sangue e pode funcionar como um laboratório portátil. O aparelho que é conectado ao celular, onde aparecem os resultados da medições no sangue, foi criado baseado no conceito do glicosímetro, que mede a glicose.

O experimento iniciou por meio de uma  parceria com a universidade de Oxford, na Inglaterra, onde o pesquisador passou um período, em 2011, aprendendo a fazer biossensores com um químico inglês, parceiro no projeto. Cerca de 38 milhões de libras, equivalente a R$ 200 milhões, foram disponibilizados para a elaboração do produto, através de um aporte da startup Osler Diagnostics, e com tecnologia de detectar doenças em estágios iniciais, antes mesmo de surgirem sinais dos sintomas.

A meta da startup é comercializar o aparelho em três anos e melhora-lo para que possa ser usado em casa pelo paciente, que depois enviará os resultados para o celular do médico. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!