Lacen-BA detecta mais 10 amostras da variante Delta na Bahia

Em um dos casos houve morte

[Lacen-BA detecta mais 10 amostras da variante Delta na Bahia ]

FOTO: Reprodução/ Sesab

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou, através do sequenciamento genético, mais dez amostras da variante Delta, no estado. Estes novos casos foram identificados em pacientes diagnosticados com Covid-19 moradores dos municípios de Senhor do Bonfim (2), Sapeaçu, Conceição do Almeida, Salvador (2), Vereda, Medeiros Neto (2) e Vitória da Conquista. Em um dos casos houve morte. A idade dos pacientes varia de 1 a 45 anos. São três homens e sete mulheres. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Bahia tem ao todo 14 casos da variante, com dois óbitos. Os quatro primeiros foram identificados em residentes dos municípios de Feira de Santana, Vereda e Prado, além de um tripulante de um navio ancorado em Salvador. Apesar da detecção desses novos casos da Delta, a variante Gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado.

A secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, alerta que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 e, por consequência, a variante Delta, é o avanço da vacinação. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para tomarem o imunizante contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”.

Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de mais de 150 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. O Lacen-BA já realizou cerca de 600 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!