Lauro de Freitas só vai receber 1.630 doses da vacina CoronaVac para primeira fase de imunização

Segundo a Moema, ainda não existe uma data para imunização em massa

[Lauro de Freitas só vai receber 1.630 doses da vacina CoronaVac para primeira fase de imunização]

FOTO: Reprodução

Nesta segunda-feira (18), a prefeitura de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), informou durante uma live no Facebook que o município só vai receber 1.630 doses de vacina. Ainda segundo o órgão, não existe vacina para todos os grupo prioritários. "É necessário vacinar o prioritário do prioritário", informou o Dr. Vidigal que está à frente da Coordenação de enfrentamento ao Covid-19.

Segundo a prefeitura, ainda não existe uma data para vacinar em massa as mais de 200 mil pessoas que moram em Lauro de Freitas. Ainda de acordo com o órgão, a imunização em massa vai depender da quantidade de vacina que será disponibilizada através do governo federal, que vai distribuir os imunizantes pelo Brasil. "Estou com minha equipe para que a gente já comece também a vacinação amanhã pela manhã logo, por conta da ansiedade da população". 

Segundo Moema, a prefeitura tinha previsão de vacinar a população durante 4 fases, em até 90 dias. 

Os bairros que terão maior cobertura de imunização serão Itinga e o centro, por causa do maior índice de casos de infecção da doença. 

De acordo com Moema, a primeira fase da vacina vai atender idosos de abrigos e profissionais de saúde que atuam na linha de frente da doença. "Essa primeira fase tem só dois públicos aqui em Lauro de Freitas. Um é o público dos profissionais de saúde, trabalhadores em saúde voltados exclusivamente à Covid-19, que nós temos aqui uma quantidade bastante razoável, como temos muitas unidades que estão cuidando especificamente da Covid-19".

Para isso será necessário a comprovação de atuação no órgão de saúde, com cartão do sus, comprovante de residência, documento com foto e identificação dos profissionais da área. 

A rede privada também vai receber vacinas através da Secretaria de Saúde do Município. O profissional deve apresentar comprovante de renda daquele local. 

Trabalhadores do Hospital Estadual Menandro de Farias também vão receber doses da vacina para imunização interna. 

Moema também falou sobre a segunda remessa da vacina que ainda não tem data definida e depende do Governo Federal. Já a segunda dose de imunização da primeira fase ficará armazenada com o estado. 

A prefeita também falou da expectativa para que a vacina russa seja adquirida, uma vez que o governo do estado solicitou o imunizante desde o mês de agosto, e não tem vacinas para serem comercializadas. 

De acordo com Moema, hoje (18) à noite o quantitativo de vacina será disponibilizado e distribuído na manhã desta terça-feira (19) nas unidades de saúde do município para evitar aglomerações. Serão 1.680 doses. "Nós vamos fazer a vacinação em loco, com cinco equipes itinerantes, vacinar os trabalhadores nos seu locais de trabalho, em vários turnos até que atinja todos. Além de irmos também com outras equipes itinerantes para as instituições de longa duração, onde tem os idosos sendo acolhidos". 

Pacientes que tenham alguma contra indicação como alergia a formulação, ou doenças agudas não devem tomar.

Gravidas e menores de 18 anos também não irão tomar a vacina. 

As reações consideradas normais da vacina CoronaVac são dor no corpo, fadiga, náuseas, e dor de cabeça. Quem apresentar hipersensibilidade, tontura, tosse, dor abdominal deve procurar uma unidade saúde.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!