Operação da Lava Jato prende Secretário de Transportes de SP e pesquisador da Fiocruz

Investigação é focada em irregularidades na Saúde ; mandados são cumpridos em três estados e DF

[Operação da Lava Jato prende Secretário de Transportes de SP e pesquisador da Fiocruz]

FOTO: Neto Talmeli/Prefeitura de Uberaba

A força tarefa da Lava Jato começou nesta quinta-feira (6) a Operação Dardanários, contra desvios na Saúde no Rio de Janeiro e em São Paulo, que envolvem órgãos federais. O secretário estadual de Transportes Metropolitanos de SP, Alexander Baldy, está entre os presos, assim como o pesquisador da Fiocruz, Guilherme Franco Netto.

Investigações indicam que o secretário de João Doria, deputado federal licenciado (Pode-GO) e ministro das Cidades no governo Temer reponde por atos suspeitos antes de assumir a pasta.

Guilherme Franco Netto foi preso em Petrópolis, Região Serrana do Rio.

Foram expedidos, pelo juiz federal Marcelo Bretas, seis mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em Petrópolis (RJ), São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Goiânia e Brasília. No Rio de Janeiro, equipes deixaram a Superintendência da PF, na Praça Mauá, no fim da madrugada.

De acordo com informado pela PF foi identificado "conluio entre empresários e agentes públicos, que tinham por finalidade contratações dirigidas".

A operação em execução nesta quinta é um desdobramento das investigações feitas no âmbito das operações Fatura Exposta, Calicute e SOS.

Os suspeitos responderão por corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A PF explicou que dardanários são "agente 'de negócíos', atravessadores que intermediavam as contratações dirigidas".


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!