Machado de Assis ajudou nota 1000 na redação do Enem

Estudante do Piauí foi uma das 53 notas máximas na redação

[Machado de Assis ajudou nota 1000 na redação do Enem]

FOTO: Letícia Silva/Arquivo pessoal

A estudante Letícia Silva, uma das participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nota 1000 na redação, contou ao portal G1 que utilizou na prova o embasamento adquirido ao ler autores clássicos como Machado de Assis e o filósofo alemão Immanuel Kant.

Os resultados da prova foram divulgados na manhã desta sexta-feira (17). O candidato pode acessar as notas por meio de CPF e senha na Página do Participante  https://enem.inep.gov.br/participante/) e pelo aplicativo do Enem. As notas dos 'treineiros' e espelho da redação saem em março.

O professor de Letícia, Thiago Morais, disse que o foco da preparação dos alunos, durante o ano, foi a interpretação de texto. Ao todo, no país, em 2019, foram 53 alunos nota 1 mil.

“Eu me preparei fazendo umas três redações por semana. Busquei ter embasamento em autores clássicos como Machado de Assis, de pensadores como Kant. No momento eu não lembro quais autores eu usei na prova, mas o tema permitia desenvolver e defender um ponto de vista, apesar de ter sido inesperado”, contou a estudante.

O professor da jovem disse que ela, assim como os outros alunos do cursinho, fez muitas leituras durante o ano e um dos focos foi a interpretação de texto. De acordo com o professor, muitos alunos não obtém boas notas porque não entendem o que é pedido na prova.

“Muitos alunos vão mal no Enem porque não conseguem interpretar o tema. Muitos, no ano passado, acabaram entendendo que o tema [Democratização do acesso ao cinema no Brasil] tratava de acessibilidade, eles entenderam errado e isso acabou com a redação deles. Em 2018, muitos também não conseguiram entender o tema ‘manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’. Por exemplo, não entenderam o sentido da palavra ‘dados’, que é polissêmica, tem muitos sentidos, então ficaram em dúvida e também não foram bem”, pontuou o professor. Letícia pretende cursar medicina na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!