Macron e o reforço do tripé da União Europeia

Confira o nosso editorial desta quarta-feira (19)

[Macron e o reforço do tripé da União Europeia]

FOTO: Reprodução

“Refundar” três grandes promessas que rementem à origem da União Europeia, foi esse o moto de um discurso um tanto enfadonho do presidente francês, Emmanuel Macron, na manhã desta quarta (19) no Parlamento Europeu.

Mas, afinal, será mesmo que o Velho Continente está assim tão distante dos conceitos de democracia, progresso e paz?  Ousado, ou blasfêmico, a depender do ponto de vista, foi apenas sua fala sobre incluir o direito ao aborto na Carta dos Direitos Fundamentais da UE.

O discurso de Macron é enraizado ao fato de a França ter assumido, no dia 1º de janeiro, a presidência europeia. É a famigerada busca por protagonismo, que às vezes vem atrelada – erroneamente – de ufanismo ou demagogia, quando não de heroísmo raso.

Na tentativa de ser apoteótico, citou até mesmo o escritor português Fernando Pessoa: 
“O que é ser europeu? É sentir a mesma emoção perante os nossos tesouros, fruto do nosso património e da nossa história", falando entre outras coisas de "vibrar da mesma forma com o espírito romântico das obras de Chopin como dos textos de Pessoa".

Em relação ao reforço da democracia, Macron apelou à – igualmente famigerada – defesa do estado de direito. "Nós somos esta geração que redescobre a precariedade do estado de direito", disse – enfim com razão.

A democracia está longe de estar abalada na Europa, mas, como em qualquer parte do mundo, carece de estruturas sociais e educacionais mais rígidas para mostrar o quão essencial é viver longe da arbitrariedade, espantar o fantasma de regimes autoritários. 

Agora, é esperar o que Macron, como presidente do Parlamento Europeu, vai fazer – e oferecer – mais do que palavras para pavimentar ainda mais o tripé da UE.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!