Mais de 10% dos jovens estão propícios a transtornos alimentares, diz Ministério da Saúde

As doenças mais comuns são bulimia, anorexia e compulsão alimentar

[Mais de 10% dos jovens estão propícios a transtornos alimentares, diz Ministério da Saúde ]

FOTO: Ministério da Educação

Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 10% dos jovens brasileiros estão suscetíveis a desenvolver transtornos alimentares. As doenças mais comuns são a bulimia, anorexia e compulsão alimentar.

Para o psiquiatra, especialista em tratamento das adições, Mateus Freire, diferentes fatores estão causando a crescente desses casos nos adolescentes. Padrões estéticos impostos pela sociedade e questões de saúde mental são algumas das principais causas. 

Segundo o especialista, a chegada das férias escolares também têm influência direta no aumento desses quadros, já que neste período os estudantes acabam passando mais tempo dentro de casa, sem realizar suas atividades cotidianas.  

Estudos sugerem que a pandemia de covid-19 também contribuiu para o aumento dos transtornos alimentares entre os jovens. Especialistas acreditam que as interrupções na vida diária, estresse emocional e mais tempo gasto nas redes sociais, o que pode levar ao aumento de comparações e baixa autoestima, podem ter sido gatilhos para o desenvolvimento desses problemas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!