Médica veterinária faz alerta para cuidados com a visão dos pets; confira

Ação oftalmológica para animais também conta com orientações para os tutores

[Médica veterinária faz alerta para cuidados com a visão dos pets; confira]

FOTO: Divulgação | Dr. Kathryn Diehl

Está enganado quem pensa que os animais também não são afetados por problemas de visão. Doenças como catarata e glaucoma também podem surgir nos animais e para evitar complicações, oftalmologistas veterinários recomendam a realização de exames e acompanhamento dos animais.

Em entrevista ao Farol da Bahia, a médica veterinária e coordenadora da Clínica Veterinária da UNIFACS, Simone Freitas, explicou quais são os principais fatores que podem influenciar no surgimento de problemas de visão nos pets.

“Pacientes que tenham olhos proeminentes, como os da raça Shihtzu, Pug e Bulldog, traumas durante a interação dos animais e fatores correlacionados a senilidade”, disse a especialista que também pontuou os problemas de visão mais comuns “úlceras de córnea, olhos secos, catarata, uveítes e glaucoma”.

A catarata, como citou a médica veterinária, é uma doença caracterizada pela perda da transparência na “lente” natural dos olhos, o que acaba provocando a baixa visão e, em alguns casos, até a cegueira.

Segundo Simone, a recomendação é que os tutores levem os animais para realizar exames oftalmológicos uma vez no ano. No entanto, ressalta que a periodicidade vai depender de cada raça e a situação do animal.

“Isso pode variar a depender da raça. Mas recomenda-se que todo paciente ainda em sua fase juvenil faça uma avaliação com o oftalmologista veterinário, após esta avaliação, o profissional dirá qual a periodicidade necessária. Em média, uma vez ao ano”, explicou.

Para os animais que já possuem problemas de visão, a médica veterinária aconselha o uso de produtos específicos. “A utilização de colírios lubrificantes, principalmente a base de ácido hialurônico, e o uso de colar elizabetano para não piorar a lesão”, completou Simone.

Atendimento oftalmológico visa orientar tutores

Como forma de orientar sobre os problemas de visão nos pets, a clínica veterinária da Unifacs está promovendo uma ação de oftalmologia Pet, que acontece até o dia 31 de maio com triagens e orientações aos tutores dos animais. O atendimento é realizado de segunda a sexta em dois horários: das 8h às 12h e de 14h às 18h. Para ser atendido, é preciso fazer agendamento no número (71) 3203-2649, que também é WhatsApp. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!