'Mesmo com a vacina contra a Covid-19, a doença vai continuar existindo', diz especialista

Se grande parcela da população for infectada, a cadeia de transmissão pode enfraquecer

['Mesmo com a vacina contra a Covid-19, a doença vai continuar existindo', diz especialista]

FOTO: Reprodução

"Mesmo com a chegada da vacina contra a Covid-19, a doença vai continuar existindo e atingindo algumas pessoas", é o que afirmou o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, que ainda disse que a doença será como a febre amarela, malária e a gripe.  

"Ainda haverá casos de covid-19 acontecendo, mas não como uma grande epidemia. Haverá vacina, não sei se para todos, mas para os grupos de risco. A doença deixará de ser epidêmica para ser endêmica e as medidas de precaução serão relaxadas em função disso. Esse é o cenário", disse. 

Dr. Kfouri ainda explicou que a alta circulação do vírus termina quando uma parte da população é  infectada ou imunizada por meio da vacina. Dessa forma, não há pessoas suficientes para manter as transmissões. Ele disse que, para o H1N1, cerca de 44% da população infectada foi suficiente para interromper a epidemia desse vírus no país em 2009. 

O especialista também acredita que assim como todo vírus respiratório, o novo coronavírus vai ter uma sazonalidade. "Então haverá mais casos no inverno, na região Norte primeiro, como ocorre com o vírus da gripe, e a gente vai conviver com ele como uma doença com potencial de gravidade, com mil ou 2 mil casos por ano, por exemplo, já que vai ser endêmico", disse. 

Na opinião dele, as medidas de segurança exigidas durante a pandemia pelas autoridades sanitárias serão relaxadas quando a doença ser endêmica. "Ninguém vai ficar usando máscara a vida inteira. Quando o risco de contrair o vírus diminui, essas medidas não farmacológicas vão relaxando. São medidas muito duras que não se mantêm por período prolongado, pois ninguém aguenta", argumentou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!