Conta de luz deve subir até 10,4% no próximo ano

Expectativa é de aumento médio em todo o país, mesmo com reservatórios cheios

[Conta de luz deve subir até 10,4% no próximo ano ]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Dados da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace) mostram que, apesar dos reservatórios das hidrelétricas estarem cheios, os consumidores pagarão mais nas contas de luz no próximo ano. A expectativa é de um aumento médio em todo o país de 6,58%, podendo chegar a 10,41%, dependendo de discussões jurídicas sobre créditos de impostos usados para atenuar os reajustes.

Esse valor supera a inflação prevista para este ano, de 4,53%, e para 2024, de 3,91%. Os reajustes variam conforme a distribuidora que atende cada região e dependem, entre outros fatores, do uso dos créditos.

Na Enel, em São Paulo, a conta pode subir de 9% a 12%, dependendo da decisão judicial. No Rio, os reajustes da Light podem oscilar de 1,34% a 7,61%. Os valores são decididos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sendo o reajuste da Light em março.

Os números chamam atenção, pois os reservatórios das hidrelétricas atingiram o maior volume dos últimos 14 anos, desde 2009, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). No subsistema do Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, o percentual chegou a 64% no dia 30 de novembro. No subsistema Sul, está em 94%, enquanto no Nordeste, está em 53,89%, e no Norte, 48,88%.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Garoto estilista, de 8 anos, diz que foi Gucci na vida passada! ]

O garoto criou para a estrela de Hollywood Sharon Stone uma peça que ele chamou de "O casaco voador Shmarshmallow"

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!